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10/09/2004
-
15h09
da Folha Online
A organização por trás dos drivers gráficos OpenGL, usados para criar imagens em três dimensões e de alta definição, anunciou na quinta-feira uma grande atualização no sistema, que promete criar gráficos ainda mais bonitos.
Segundo o grupo que supervisiona o padrão aberto de gráficos, as especificações para o OpenGL 2.0 já estão disponíveis para download, no site www.opengl.org.
O sistema é uma coleção de APIs (interfaces para programação de aplicativos) usadas para criar imagens em duas ou três dimensões. O padrão é sustentado por uma entidade formada por representantes de grandes companhias de informática, como a Apple, Sun e IBM.
O OpenGL também concorre com o a biblioteca de APIs gráficas DirectX, criada pela Microsoft. A empresa de Bill Gates deixou a diretoria do sistema OpenGL no ano passado, alegando que o ritmo de desenvolvimento estava muito lento.
Enquanto os fabricantes de processadores e placas gráficas, como a Nvidia e ATI, podem incluir suporte para as duas tecnologias, os produtores de jogos para PCs precisam fazer uma escolha.
O DirectX é o sistema mais usado em games para o Windows, mas produtoras como a iD Software --criadora dos hits Doom e Quake-- e Valve, responsável pela série Half-Life, estão apostando no OpenGL.
Entre as melhorias na nova versão do padrão gráfico estão a adição de funções programáveis de sombreamento, que permitem aos artistas digitais criarem efeitos de iluminação sofisticados, informou o site "CNET News.com" (news.com.com).
Especial
Arquivo: leia mais notícias sobre chips gráficos
Organização divulga especificações do OpenGL 2.0
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A organização por trás dos drivers gráficos OpenGL, usados para criar imagens em três dimensões e de alta definição, anunciou na quinta-feira uma grande atualização no sistema, que promete criar gráficos ainda mais bonitos.
Segundo o grupo que supervisiona o padrão aberto de gráficos, as especificações para o OpenGL 2.0 já estão disponíveis para download, no site www.opengl.org.
O sistema é uma coleção de APIs (interfaces para programação de aplicativos) usadas para criar imagens em duas ou três dimensões. O padrão é sustentado por uma entidade formada por representantes de grandes companhias de informática, como a Apple, Sun e IBM.
O OpenGL também concorre com o a biblioteca de APIs gráficas DirectX, criada pela Microsoft. A empresa de Bill Gates deixou a diretoria do sistema OpenGL no ano passado, alegando que o ritmo de desenvolvimento estava muito lento.
Enquanto os fabricantes de processadores e placas gráficas, como a Nvidia e ATI, podem incluir suporte para as duas tecnologias, os produtores de jogos para PCs precisam fazer uma escolha.
O DirectX é o sistema mais usado em games para o Windows, mas produtoras como a iD Software --criadora dos hits Doom e Quake-- e Valve, responsável pela série Half-Life, estão apostando no OpenGL.
Entre as melhorias na nova versão do padrão gráfico estão a adição de funções programáveis de sombreamento, que permitem aos artistas digitais criarem efeitos de iluminação sofisticados, informou o site "CNET News.com" (news.com.com).
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