Publicidade
Publicidade
24/09/2004
-
12h54
da Folha Online
A internet é o meio de comunicação preferido do público norte-americano entre 18 e 54 anos, revela uma pesquisa da OPA (Online Publishers Association).
Se tivessem que escolher apenas dois meios de comunicação, 45,6% dos entrevistados ficariam com a rede mundial de computadores, enquanto 34,6% disseram preferir a TV.
Mais de 50% disseram que preferem a internet, caso tenham que escolher apenas uma das mídias. A televisão foi a preferida de 28,5% dos internautas.
De acordo com o estudo, o alcance e a familiaridade com a internet são os motivos pelos quais a rede está cada vez mais presente na vida de uma geração mais jovem, disse Michael Zimbalist, presidente da OPA, ao site "MediaPost" (www.mediapost.com).
Segundo ele, os entrevistados acreditam que "com a web, podem encontrar qualquer coisa que procuram, em qualquer lugar que eles estejam".
A pesquisa foi realizada pela Surveysonline.com e entrevistou usuários de três faixas etárias: de 18 a 24 anos, de 25 a 34 anos e de 35 a 54 anos. Todas as gerações têm comportamentos semelhantes em relação ao meio digital.
Mais de 70% de todos os participantes disseram que o tempo on-line é uma parte importante na rotina --mais de 70% também disseram que usam a rede mundial de computadores para se manterem atualizados e para se divertir.
A internet ainda é apontada como um meio de comunicação melhor do que os outros. Para a maioria (70%), a web é mais eficiente do que as revistas para encontrar informações sobre música e produtos.
Jornais
A leitura de jornais, porém, está caindo entre os entrevistados, principalmente entre os mais jovens. Do grupo que tem entre 35 e 54 anos, 38% afirmaram que ler jornais é uma parte importante do dia. Entre os jovens de 18 a 24 anos, porém, apenas 17% consideram importante a leitura de jornais.
Geralmente, diz Zimbalist, as pessoas costumam ler jornais à medida que envelhecem. Mas ele não está certo de que esse padrão vá continuar. "A questão é: agora que a internet faz cada vez mais parte da vida dos jovens, será que eles vão ler jornais quando ficarem mais velhos?"
Especial
Arquivo: leia mais notícias sobre perfil de internautas
Internet ultrapassa TV na preferência dos usuários
Publicidade
A internet é o meio de comunicação preferido do público norte-americano entre 18 e 54 anos, revela uma pesquisa da OPA (Online Publishers Association).
Se tivessem que escolher apenas dois meios de comunicação, 45,6% dos entrevistados ficariam com a rede mundial de computadores, enquanto 34,6% disseram preferir a TV.
Mais de 50% disseram que preferem a internet, caso tenham que escolher apenas uma das mídias. A televisão foi a preferida de 28,5% dos internautas.
De acordo com o estudo, o alcance e a familiaridade com a internet são os motivos pelos quais a rede está cada vez mais presente na vida de uma geração mais jovem, disse Michael Zimbalist, presidente da OPA, ao site "MediaPost" (www.mediapost.com).
Segundo ele, os entrevistados acreditam que "com a web, podem encontrar qualquer coisa que procuram, em qualquer lugar que eles estejam".
A pesquisa foi realizada pela Surveysonline.com e entrevistou usuários de três faixas etárias: de 18 a 24 anos, de 25 a 34 anos e de 35 a 54 anos. Todas as gerações têm comportamentos semelhantes em relação ao meio digital.
Mais de 70% de todos os participantes disseram que o tempo on-line é uma parte importante na rotina --mais de 70% também disseram que usam a rede mundial de computadores para se manterem atualizados e para se divertir.
A internet ainda é apontada como um meio de comunicação melhor do que os outros. Para a maioria (70%), a web é mais eficiente do que as revistas para encontrar informações sobre música e produtos.
Jornais
A leitura de jornais, porém, está caindo entre os entrevistados, principalmente entre os mais jovens. Do grupo que tem entre 35 e 54 anos, 38% afirmaram que ler jornais é uma parte importante do dia. Entre os jovens de 18 a 24 anos, porém, apenas 17% consideram importante a leitura de jornais.
Geralmente, diz Zimbalist, as pessoas costumam ler jornais à medida que envelhecem. Mas ele não está certo de que esse padrão vá continuar. "A questão é: agora que a internet faz cada vez mais parte da vida dos jovens, será que eles vão ler jornais quando ficarem mais velhos?"
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas