Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2004 - 15h18

Mozilla já estuda novidades para novas versões do Firefox

Publicidade

da Folha Online

Depois do lançamento da versão 1.0 do navegador Firefox, a Mozilla Foundation estuda as próximas mudanças que fará no navegador. A empresa estuda a adoção de diversos itens, inclusive ferramentas de busca de documentos arquivados no PC --ferramenta semelhante ao Google Desktop, recém-lançado pelo buscador norte-americano.

"Notamos um grande interesse em buscas feitas nos arquivos do desktop. Diversas empresas investem nessa tecnologia e tentaremos reunir todas as opções no Firefox para que o usuário escolha a melhor", diz Chris Hofmann, da Mozilla Foundation.

A facilidade está nos planos de diversas empresas. America Online e Yahoo! anunciaram estar no mesmo caminho, investindo no desenvolvimento de sistemas de busca para desktops.

O Windows oferece essa facilidade, mas sua baixa popularidade entre os usuários fez com que a Microsoft também anunciasse planos para lançamentos nessa área em um futuro próximo. O foco da empresa, nessa semana, é a divulgação da nova ferramenta que deve concorrer com o Google nas buscas pela internet.

Navegador

Outras novidades que estão previstas para as próximas versões do Firefox incluem a possibilidade de instalação pelos próprios fabricantes de hardware e melhorias na visualização de gráficos.

Durante cinco meses consecutivos, o Firefox e o Mozilla apresentaram aumento no número de usuários dos browsers. A porcentagem de norte-americanos que aderiram aos sistemas cresceu 6% em outubro, um recorde que ultrapassou os 5,2% de setembro e os 3,5% de junho. Os 6% do último mês foram igualmente divididos entre os dois navegadores.

Do outro lado da história está a Microsoft, que tinha 95,5% do total de usuários em junho, 93,7% em setembro e ficou com 92,9% em outubro.

O browser Firefox pode ser baixado gratuitamente da internet. Sua versão em CD, que é vendida com um manual, custa US$ 14,95.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Firefox
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página