Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2004 - 14h59

Com o Firefox, é possível ler notícias e checar diário sem browser

Publicidade

JULIANO BARRETO
da Folha Online

Não é preciso usar um navegador para checar contas de e-mail ou ler sites de notícias e blogues. Graças a programas como o ePrompter (875 Kbytes) é possível monitorar a caixa postal, receber alertas sobre a chegada de novas mensagens e ainda ler os e-mails sem copiá-los para o PC.

Outro programa capaz de realizar tal tarefa é o Email Remover (1,5 Mbyte; gratuito). Ele mostra as informações de cabeçalho do e-mail e possibilita ver informações sobre a procedência da mensagem e dos seus arquivos anexos.

Para dispensar o navegador e ler notícias de forma mais rápida, uma opção é usar os programas para leitura de sites compatíveis com o formato RSS (Really Simple Syndication).

Dessa forma, o usuário é capaz de receber notícias atualizadas automaticamente pelos principais sites de notícia do mundo divididas por categorias.

No portal News is for Free , por exemplo, há uma lista com cerca de 14 mil fontes de notícias cadastradas. Para acessá-las, no entanto, é preciso de um programa como o Webgrabit (4 Mbytes, com versão gratuita para teste por 30 dias), que exibe as manchetes diretamente e de forma automática na área de trabalho.

Também há o ENewsBar (518 Kbytes, grátis na seção Newsreaders em www.download.com).

Também existem leitores de RSS que têm interface semelhante aos programas de e-mail, como o Outlook. É o caso do FeedDemon (2,29 Mbytes, com download gratuito em www.feeddemon.com/download/index.asp) e do Awasu (4,15 Mbytes, com versão gratuita em www.awasu.com/download.php).

A vantagem do FeedDemon é mostrar as notícias de várias fontes de uma forma mais organizada. A opção mais radical para se livrar dos navegadores atuais, no entanto, é o Lynx (3,1 Mbytes, grátis em lynx.isc.org/release), que exibe o conteúdo das páginas da web em uma interface em modo texto, como no DOS.

A desvantagem do Lynx, é que, apesar de mais veloz, ele não é capaz de exibir conteúdo dinâmico.

RSS no Mozilla

Também é possível acessar as notícias publicadas no formato RSS com ajuda dos navegadores alternativos Mozilla e Firefox. Eles tem plug-ins (acessórios) fáceis de instalar como o Aggreg8 (49 Kbytes, grátis, em www.aggreg8.net) e o NewsMonster (90 Kbytes, grátis, em www.newsmonster.org).

Ambos são instalados com um único clique e basta fechar e abrir o navegador novamente para que eles comecem a funcionar. Sites compatíveis com o formato RSS são identificados por um ícone retangular na cor laranja.

Para adicioná-los ao seu programa leitor de notícias, basta copiar seu link (que geralmente termina com a extensão XML) usando o atalho no menu que se abre ao clicar com o botão direito do mouse.

Leia mais
  • Saiba como instalar e usar o navegador Firefox
  • Extensões incrementam o navegador Firefox
  • Navegadores Opera e Mozilla também atraem usuário

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Firefox
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página