Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2004 - 18h07

Profissionais britânicos testam trabalho à distância

Publicidade

da Folha Online

Um projeto realizada no Reino Unido fez com que quatro participantes trabalhassem de suas casas durante dois dias para conhecer as vantagens e desvantagens do teletrabalho (trabalho à distância). O objetivo do experimento era descobrir se o rendimento desses funcionários poderia ser maior longe do escritório.

Uma das conclusões foi que eles realmente trabalharam mais em casa, pois não tiveram de lidar com diversas interrupções e intensa movimentação de pessoas. O fato de não terem de se locomover também foi visto como vantajoso, pois o tempo gasto com transporte pôde ser dedicado a outras atividades.

A maior vantagem citada pelos participantes foi o fato de passarem mais tempo com suas famílias. Alguns levaram os filhos à escola, ajudaram com a lição de casa e disseram que, a longo prazo, essa situação poderia trazer equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

O diretor de sistemas de uma empresa disse ter conseguido fazer algo muito raro em sua vida: almoçar. "Pode ser insignificante para muitos, mas aqueles que trabalham comigo irão considerar esse almoço uma revolução", brinca.

A principal desvantagem encontrada foi a ausência de colegas com quem pudessem conversar durante o expediente. Muitas vezes, o fato de estarem sozinhos tornou as tarefas mais cansativas e demoradas para serem concluídas.

Todos os participantes do projeto eram funcionários de empresas parceiras da Telewest Business, provedor britânico de acesso à internet.

Com BBC

Especial
  • Leia mais notícias sobre trabalho à distância
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página