Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2004 - 13h31

União Européia discute adoção de software livre

Publicidade

da Folha Online

Governantes da Holanda e Irlanda pediram que líderes europeus considerem a adoção de software de código-fonte aberto. O anúncio foi feito durante uma conferência na Holanda para discutir padrões adotados no uso de software livre.

Durante o evento, diversos representantes de ministérios manifestaram interesse na adoção das ferramentas. De acordo com o apresentador do encontro, a tecnologia tem muita importância em toda a Europa.

O diretor da política de informação da Irlanda, Colm Butler, pediu que a comunidade ligada ao desenvolvimento de códigos abertos simplificasse as questões técnicas dessa tecnologia para que os tomadores de decisão pudessem compreendê-la melhor.

Já Frans Nauta, secretário de inovação holandês, enfatizou a necessidade de colaboração entre os governos e cidadãos, afirmando que os códigos abertos devem andar junto com uma plataforma de cooperação entre diversas partes.

Christian Hardy, do ministério das finanças francês, falou sobre a migração de 100 mil desktops do governo para o software OpenOffice --uma alternativa gratuita ao pacote Office, da Microsoft. De acordo com o site Vnunet, outros líderes europeus também contaram sobre suas experiências na adoção desse tipo de software.

Ação

Na semana passada, a Microsoft aproveitou um fórum governamental em Cingapura para disparar contra o Linux, maior concorrente do Windows. Segundo a empresa, órgãos governamentais que usem o sistema operacional de código-fonte aberto correm mais risco de serem alvo de processos.

O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, justificou a ameaça dizendo que o software livre infringe mais de 228 patentes. "Qualquer dia alguém terá de cobrar pelo uso de produtos protegidos pela lei da propriedade intelectual", disse Ballmer.

Leia mais
  • Trocar Windows por Linux pode render processo, diz Microsoft
  • Microsoft aposta em portais gratuitos para atrair governos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre software livre
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página