Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2004 - 10h48

Firefox continua "marcha" e abocanha mais mercado do Explorer

Publicidade

da Folha Online

O Internet Explorer, da Microsoft, perdeu mais mercado para o navegador Firefox, da Mozilla Foundation. Na terceira semana de novembro, o browser da empresa de Bill Gates foi utilizado por 88,9% dos internautas, uma queda de 5 pontos percentuais em relação ao número divulgado em maio.

No mesmo período, no entanto, 7,4% dos usuários da web navegaram com o Firefox, aumento de exatos 5 pontos percentuais em relação ao número de usuários que o navegador detinha em maio deste ano. Cerca de 5 milhões de pessoas já baixaram o soft depois do lançamento oficial, no último dia 9.

Os dados integram pesquisa da empresa holandesa OneStat, que mede o tráfego na web, realizada com 2 milhões de internautas de cem países diferentes.

Uma outra pesquisa sobre o mesmo assunto, divulgada pela empresa WebSideStory, mostra que em cinco meses consecutivos o Firefox ganhou adeptos, enquanto o IE perdeu.

A porcentagem de norte-americanos que aderiram ao sistema da Mozilla cresceu 3% em outubro --antes mesmo de seu lançamento oficial-- enquanto a Microsoft ficou com 92,9% dos internautas no mesmo mês. Em junho eram 95,5% e em setembro, 93,7% do total de usuários.

"Estamos vendo um crescimento muito mais rápido com o Firefox 1.0 do que com outras versões, que demoraram mais de um mês para atingir a marca dos 5 milhões de downloads", disse Asa Dotzler, gerente da Mozilla, segundo o News.com. "Conseguimos novos usuários com a maior velocidade da história da fundação", completou.

O diretor de produtos da Microsoft, Gary Schare, discorda dos números divulgados por empresas que medem o tráfego de informações na web e atribui o aumento de usuários do Firefox àqueles que buscam novas tecnologias --os "early adopters".

"Daqui a algum tempo, os internautas verão que o IE é a melhor escolha. Até lá, posso dizer que estamos contentes pelos usuários instalarem o Firefox no Windows e consideramos o novo navegador mais um dos muitos produtos disponíveis para nossa plataforma", declarou Schare.

Leia mais
  • 75% dos leitores já adotaram o Firefox, diz enquete da Folha Online
  • Saiba como instalar e usar o navegador Firefox

    Especial
  • Leia outras notícias sobre o Firefox
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página