Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2005 - 09h59

FBI alerta sobre golpes virtuais relacionados à tragédia na Ásia

Publicidade

da Folha Online

O FBI (polícia federal norte-americana) divulgou um comunicado alertando internautas sobre golpes virtuais que pedem ajuda financeira às vítimas do maremoto que atingiu a Ásia.

Desde a semana passada, autoridades norte-americanas receberam denúncias de 419 e-mails fraudulentos com pedido de ajuda. O centro de reclamações de crimes virtuais do FBI também identificou um falso site de ajuda que instala um vírus no computador dos usuários.

Internautas mal intencionados acharam na web uma maneira fácil de ganhar dinheiro daqueles em busca de parentes e amigos desaparecidos. Os fraudistas identificam posts de usuários que procuram conhecidos e oferecem ajuda mediante o pagamento de uma taxa.

De acordo com o jornal "The New York Times", o FBI tomará medidas para identificar e coibir as ações daqueles que tentarem tirar proveito da tragédia.

Fortuna

Um dos e-mails fraudulentos identificados pelo FBI é o de uma nobre somaliana chamada Helen, que "teve toda a sua vila destruída e perdeu os parentes no desastre".

A suposta vítima precisa recuperar sua fortuna de US$ 2,4 milhões, que pouco antes do maremoto havia sido transferida para um banco espanhol. Ela pede ajuda financeira para realizar a transferência, pois perdeu tudo, e promete uma "bonificação" àqueles que colaborarem.

O FBI estima que internautas dos EUA perderam US$ 125,6 milhões em 2004 com golpes e fraudes virtuais. Em 61% dos casos registrados pelo órgão no ano passado, as vítimas foram enganadas em sites que realizam leilões virtuais.

Audri Lanford, especialista em fraudes on-line ouvido pelo "The New York Times", disse não estar surpreso com os piratas que tentam tirar proveito da tragédia. "Em 11 de setembro, os golpes surgiram algumas horas depois dos ataques. Essas fraudes sempre acontecem depois de grandes desastres", afirma.

Leia mais
  • Britânico é preso após enviar e-mail falso sobre vítimas de tsunami

    Especial
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre fraudes on-line
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página