Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2005 - 10h13

Uso adequado de e-mail aumentaria produtividade em 7%, diz estudo

Publicidade

da Folha Online

A produtividade nas empresas aumentaria 7%, caso os funcionários deixassem de usar o correio eletrônico para fins pessoais --seja atualizando os amigos com novidades ou enviando correntes de piadas.

10% das pessoas utilizam a ferramenta somente para facilitar a comunicação entre colegas e parceiros do universo corporativo. 40% delas assumem gastar pelo menos uma hora do expediente com e-mails pessoais, enquanto o restante reserva 30 minutos do período do trabalho para a atividade.

Em uma empresa com cem colaboradores, as horas perdidas com essa utilização indevida do correio eletrônico representam 1.700 "faltas" de funcionários durante o ano.

As informações da pesquisa divulgada pela empresa Clearswift têm como base entrevistas feitas em dezembro do ano passado com 4.500 pessoas que trabalham nos EUA, Reino Unido e Alemanha.

75% dos entrevistados acreditam que seus chefes não ficariam preocupados se soubessem do uso inadequado do e-mail no horário do trabalho.

Diferenças

Profissionais da área de TI (tecnologia da informação) gastam, em média, 29 minutos por dia enviando mensagens pessoais. O período de tempo é 5 minutos menor do que a média geral, que inclui outras áreas.

Entre os colaboradores de TI, os alemães são os que gastam menos tempo com a atividade: cada um perde, em média, 12,5 dias por ano com ela. Já os britânicos do setor chegam aos 17 dias.

30% dos alemães que trabalham com tecnologia da informação dizem nunca usar e-mails no trabalho para fins pessoais. 40% dos seus colegas norte-americanos confessam passar uma hora ou mais por dia fazendo isso.

Os funcionários dos Estados Unidos, considerando todas as áreas, são os que mais dedicam tempo à atividade --cada um perde 21 dias por ano com ela. 48% daqueles que não trabalham com tecnologia nos EUA dedicam mais de uma hora ao uso indevido do correio eletrônico.

Leia mais
  • Apenas 20% das empresas entendem a própria política de uso de e-mail
  • Empresas dos EUA perdem US$ 22 bilhões por ano com spam

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre spam
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página