Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2005 - 16h26

Metade dos internautas usa sites de busca antes de comprar na web

Publicidade

da Folha Online

Metade dos compradores virtuais utilizam ferramentas de busca antes de fazer a aquisição dos produtos. A informação é de um estudo da DoubleClick, que tem como base entrevistas feitas com 1,5 milhão de internautas norte-americanos.

Esse valor médio de um para dois varia de acordo com a categoria de interesse do usuário. Aquela com maior taxa de realização de negócios é a de turismo: cerca de 75% dos usuários visitaram sites como o Google e o Yahoo! antes de bater o martelo.

Esse público também é o que mais pesquisa antes de concluir a compra, fazendo, em média, seis buscas para cada aquisição. Aqueles que procuram hardware fazem 4,9 buscas, enquanto usuários em busca de roupas ficam com 4,7. Os internautas interessados em artigos esportivos ficam bem abaixo dessa média, com 2,5.

A marca dos produtos não é uma prioridade para os internautas, mostra o estudo. Na grande maioria dos casos, a busca é feita somente pelo nome do produto, sem especificações relacionadas ao fabricante. As marcas são lembradas entre 18% e 28,5% dos casos, de acordo com a categoria.

81,9% dos compradores virtuais de hardware, por exemplo, digitam apenas o equipamento, enquanto 14,3% escrevem somente sua marca. 3,8% deles fazem buscas unindo essas duas especificações.

"Essas buscas genéricas representam uma oportunidade para as empresas, pois podem atrair a atenção dos usuários para seu produto", diz a pesquisa.

Leia mais
  • Comércio eletrônico no Brasil cresce 47% em 2004

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ferramentas de busca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página