Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2005 - 13h59

Papa poderá utilizar tecnologia para se comunicar, diz especialista

Publicidade

da Agência Lusa, em Roma

A tecnologia poderá ser colocada a serviço do papa João Paulo 2º, que poderá ter dificuldade para se comunicar depois da traqueostomia [cirurgia que facilita a respiração], afirmou um especialista ao jornal italiano "La Stampa".

Segundo Oskar Schindler, do departamento de audiologia e ortofonia da Universidade de Turim, o sumo pontífice poderá aprender a interagir com outras pessoas utilizando ferramentas eletrônicas, já que sua fala está comprometida neste momento. O papa sofre ainda do mal de Parkinson.

"Com a doença [Parkinson], é difícil pensar que ele ainda consiga escrever. Nesses casos, nós ensinamos aos nossos pacientes a utilização de instrumentos informáticos", disse.

Para aqueles que não podem fazer os movimentos necessários para usar um teclado, existem soluções alternativas. Entre elas, mouses e joysticks que permitem compor palavras e frases com gestos simples, explica Schindler.

Segundo o especialista, o papa poderá ter de usar definitivamente uma cânula, inserida durante a traqueostomia, para respirar. A cânula permite a comunicação entre a traquéia e a região do pescoço onde foi feita a incisão.

Leia mais
  • Entenda o que é traqueostomia
  • Papa se recupera e já faz exercícios para a respiração

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página