Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2005 - 09h50

Zafi.D é o vírus mais ativo pelo terceiro mês consecutivo

Publicidade

da Folha Online

Pelo terceiro mês consecutivo, o vírus Zafi.D ficou no topo da lista com as pragas mais ativas, elaborada pela empresa britânica de segurança Sophos. No mês de fevereiro, esse código malicioso foi responsável por 30,8% das infecções.

O segundo e terceiro lugar também foram ocupados pelos mesmos programas do mês passado. O Netsky.P segue o Zafi.D com 22,3% do total dos ataques, e o Zafi.B foi responsável por 9,7% deles.

Em fevereiro, um em cada 28 e-mails tinham vírus --houve uma queda em relação ao mês anterior, quando a proporção era de um para cada 23.

As novidades no segundo mês do ano ficaram por conta de duas pragas: o Bagle.BK, em quarto lugar com 5,2% das infecções, e o Sober.K (7º lugar, 3,4% do total). Este último código espalhou-se pela web via e-mails que prometiam fotos "adultas" da socialite Paris Hilton.

"Apesar de ter aparecido no final de fevereiro, o Sober.K teve uma posição de destaque na lista. Em março, ele deve ser assistido de perto", afirma Carole Theriault, analista de segurança da Sophos.

A especialista também acredita que o Zafi.D continuará tendo destaque no ranking até que os usuários se dêem conta da importância de atualizar seus antivírus. "A praga húngara responde por quase uma em três infecções identificadas", diz.

Confira a lista completa da Sophos:

1 - Zafi.D - 30,8%
2 - Netsky.P - 22,3%
3- Zafi.B - 9,7%
4 - Bagle.BK - 5,2%
5 - Netsky.D - 4,2%
6 - Netsky.Z - 3,8%
7 - Sober.K - 3,4%
8 - Sobig.F - 2,5%
9 - Netsky.B - 2,4%
10 - MyDoom.O - 1,5%
Outros - 14,2%

SDBot.APA

Segundo a lista de outra empresa de segurança, a Trend Micro, o Netsky.P perdeu o primeiro lugar para o SDBot.APA. Ele se auto-envia para uma lista de pastas compartilhadas em rede, descobre a senha das pastas e, assim, consegue acessá-las.

Ele também permite que piratas controlem o micro remotamente e promove DDoS (ataques de negação de serviço) a diversos sites.

Segundo a Trend Micro, o maior número de ataques aconteceu nos EUA, em fevereiro. Em seguida vem o Brasil, Cingapura, Índia, Suécia e México.

Confira a lista completa da Trend Micro:

1 - SDBot.APA
2 - Netsky.P (worm)
3 - Netsky.P (html)
4 - Bytever.A
5 - Netsky.D
6 - Gator.D
7 - Gator.B
8 - WebSearch.A
9 - Gator.C
10 - Netsky.B

Leia mais
  • Sober.K torna-se a terceira pior praga virtual em 24 horas
  • Pragas usam fotos "adultas" de Paris Hilton para infectar micros

    Especial
  • Defenda-se dos vírus com Dicas & Truques
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página