Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2005 - 08h08

Mesa digitalizadora tem boa sensibilidade com traçados

Publicidade

AGMA JUCI MACHADO TRAINA
JOSELENE MARQUES
ODNEI CUESTA LOPES

Especial para a Folha de S.Paulo

O Teste USP avaliou a mesa digitalizadora Intuos 3, da Wacom Technology, para criação e tratamento de imagens digitais. A mesa está disponível em três tamanhos: 4x5 polegadas, 6x8 polegadas e 9x12 polegadas.

A Intuos 3 se assemelha a um mousepad, vem acompanhada de uma caneta, de um mouse e de um pacote de aplicativos. Possui dois conjuntos de quatro botões configuráveis para acesso rápido (originalmente ajustados para as funções Crtl, Alt, Shift e barra de espaço), além de duas áreas com funções de rolagem de tela (na maioria dos aplicativos) e zoom (nos aplicativos gráficos).

A área ativa da mesa representa a extensão da tela. Leve e precisa, a caneta reproduz na tela um traçado firme e fiel ao desenvolvido sobre a área ativa.

Recurso de desenho

O usuário pode optar por três tipos de ponta para a caneta: padrão, feltro --que aumenta o atrito entre a ponta da caneta e a superfície da mesa, resultando em um acabamento semelhante ao de uma caneta hidrocor em papel-- e traçados, que oferece o sistema "feedback" --uma mola que devolve ao usuário parte da força empregada durante o traçado, resultando em um acabamento com estilo de pincel.

Deve-se ressaltar que a caneta não usa bateria. Com uma tecnologia de radiotransmissão, ela reflete ondas emitidas pela mesa, possibilitando detectar o posicionamento. Não é necessário que a caneta toque a mesa para ser detectada, basta que esteja a até seis milímetros da mesa.

O sistema é manipulado dependendo do aplicativo em uso, ou seja, se o cursor estiver na área de interface do sistema operacional, a caneta funciona como se fosse o mouse. Se um aplicativo gráfico estiver em uso, a caneta atuará com traçados na área gráfica e cliques na área de menu. Além disso, a caneta permite que a extremidade oposta à ponta atue como se fosse uma borracha.

Opções de comando

Destaca-se ainda a existência de uma chave de duas posições na caneta que, na configuração original, simula o clique com o botão direito e o clique duplo do mouse.

Quanto ao mouse sem fio, pode-se dizer que ele é exatamente o que se propõe a ser. Com cinco botões (dois laterais, dois superiores e um botão de rolagem), ele funciona somente sobre a mesa. Com isso, é necessário alternar o seu uso com o da caneta (eles não funcionam conjuntamente).

Quando se acostumar com a caneta, o usuário sentirá uma quebra quando usar o mouse, pois diferentemente do que ocorre com a caneta, a área ativa da mesa não mapeará a área da tela.

O mouse, que também não usa bateria, utiliza a mesma tecnologia da caneta para detecção de posicionamento. Como vantagem, ele é mais acurado que um mouse comum. Por não utilizar esfera ou sensor óptico, não apresenta falhas de rolagem como os modelos ópticos em superfícies reflexivas ou como os modelos de esfera devido à poeira.

Os conjuntos de teclas de acesso rápido localizados nos cantos superiores esquerdo e direito da mesa digitalizadora eliminam completamente a necessidade de uso do teclado em programas gráficos, possibilitando liberar a área ocupada por ele na mesa.

Recursos de configuração

Com um item especial de configuração, é possível alterar as funções originais das teclas de acesso rápido no mouse sem fio e na caneta. A utilização do configurador, que é adicionado ao Painel de controle do menu Iniciar do Windows, é simples e intuitiva.

A área de rolagem presente na mesa facilita o processo de criação, funcionando como ferramenta para "zoom in" e "zoom out". Assim, detalhes, sejam mais delicados ou não, podem ser acrescentados sem a necessidade de recorrer à ferramenta de zoom dos aplicativos gráficos, aumentando a produtividade e o conforto durante traçados ou retoques.

Dimensões

As dimensões da caneta, da mesa e do mouse mostram claramente que o intuito da Wacom é propiciar ao usuário mais conforto durante o processo de criação de trabalhos gráficos.

O design da caneta é semelhante ao de uma caneta comum. Já o mouse, apesar de sua aparência e das dimensões equivalentes às de um mouse comum, é mais pesado do que um mouse óptico.

Instalação

O processo de instalação do software da mesa é simples e iniciado automaticamente quando o CD é inserido no leitor. Há vários idiomas disponíveis, entre eles o português. Não é preciso fazer a seleção: o instalador usa o mesmo idioma do sistema operacional.

Após a instalação, um tutorial que apresenta todos os recursos da mesa é exibido automaticamente, sendo de grande ajuda para o usuário iniciante.

Conclusão

O processo de retoque ou criação de imagens utilizando a mesa digitalizadora Intuos 3 é certamente agradável, ergonômico e produtivo. O sistema de níveis de pressão da Intuos faz com que o usuário possa obter traçados mais ou menos densos, repetindo o que ele faria com uma caneta comum utilizando papel.

A restrição de utilização do mouse somente sobre a mesa torna o seu uso uma opção incômoda ao usuário. A não ser que esteja utilizando a mesa sobre seu colo ou distante do mouse convencional, a melhor escolha é o mouse convencional.

A facilidade de uso e a sensibilidade da mesa digitalizadora com a caneta a tornam um bom investimento para usuários profissionais de editoração gráfica.

Agma Juci Machado Traina é professora associada do Departamento de Ciências de Computação do ICMC/USP e pesquisadora na área de Computação Gráfica e Processamento de Imagens e Indexação de Dados Multimídia. Joselene Marques é mestranda em Ciências de Computação no ICMC-USP. Odnei Cuesta Lopes é mestre em Ciências de Computação pelo ICMC-USP.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre imagens digitais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página