Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2005 - 14h20

Número de spams sobre sexo aumenta 180% em um mês

Publicidade

da Folha Online

O número de spams com mensagens referentes a sexo aumentou 180% entre janeiro e fevereiro deste ano, segundo a empresa de segurança Clearswift. Com o crescimento, as mensagens não solicitadas de conteúdo adulto respondem por 18% do total de spams analisados --em janeiro a porcentagem era de 10%.

Grande parte desses e-mails tem conteúdo enganoso. "Eles prometem detalhes sobre mulheres a procura de sexo casual, mas levam os internautas a sites pornográficos", explica Peter Croft, diretor da companhia.

Em um primeiro momento, diz o relatório com os números, esses endereços podem parecer sites de relacionamento --onde os usuários entram para procurar namoradas, por exemplo. Na realidade, eles são sites de conteúdo adulto hospedados na Rússia e China.

Depois do Natal, a quantidade de spams oferecendo produtos aos usuários caiu de 17,85% (janeiro) para 14,47%. Nessa categoria, o relógio Rolex perdeu força, e os consoles portáteis da Sony e Nintendo ganharam a atenção dos spammers.

A área com maior responsabilidade sobre o número de mensagens não-solicitadas (51% do total) é aquela com ofertas relacionadas à saúde. O setor financeiro responde por 12,46%, enquanto os golpes conhecidos como phishing scam estão presentes em 1,36% desses e-mails.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre spam
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página