Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2005 - 17h24

80% dos investimentos em soft vão para programas importados

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 80% dos investimentos em software no Brasil são feitos em programas importados. Isso significa que, dos US$ 8 bilhões gastos com software a cada ano, US$ 6,4 bilhões são destinados a produtos estrangeiros.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo superintendente da Área Industrial do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Gastaldoni.

"Apesar de produzir pouco do produto que consome, o Brasil dispõe de todas as condições, tecnologia e conhecimento para ter uma indústria forte de software", afirmou o superintendente.

Gastaldoni também falou do Prosoft (Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços Correlatos) --lançado oficialmente hoje--, que "irá suprir uma brecha existente no financiamento ao setor".

Essa nova linha de crédito financia a comercialização de software no país. Ela permite que empresas interessadas em adquirir programas escolham desenvolvedores cadastrados no banco e obtenham financiamento.

Segundo o assessor especial do Ministério de Ciência e Tecnologia, Arthur Pereira Nunes, o país conta com 5.000 empresas desenvolvedoras de software. Deste total, quase 90% são pequenas e médias empresas.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre software no Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página