Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 16h41

Gmail alertará internauta sobre possíveis golpes virtuais

Publicidade

da Folha Online

O Google está fazendo testes com uma ferramenta para evitar que os usuários do Gmail sejam vítimas de fraudes virtuais. Essa solução, ainda sem data para ser lançada, avisará o internauta quando ele receber uma mensagem suspeita, que pode ser parte de golpes conhecidos como phishing scam.

Com eles, o pirata virtual convida o internauta a visitar um site malicioso, onde todas as informações digitadas são roubadas. Geralmente, essas páginas falsas são bastante parecidas com sites de instituições conhecidas, como bancos, para que o usuário não desconfie do golpe.

Assim que abrir o e-mail suspeito, uma mensagem em inglês aparecerá na tela. "Cuidado: essa mensagem pode não ser de onde ela diz que é. Esteja atento aos links que clicar e às informações pessoais que enviar", diz o texto.

O serviço também oferece dois links: um para informar o usuário sobre fraudes virtuais, e outro --chamado "report spam"-- para que o internauta crie uma lista com endereços de spammers. Assim que chegarem, essas mensagens não-solicitadas serão enviadas automaticamente para uma pasta separada.

"Quanto maior o número de endereços indesejados na lista, melhor será a eficiência do sistema", afirmou o Google, segundo o site "Cnet".

Na semana passada, a empresa dobrou a capacidade do Gmail e o webmail pode agora armazena até 2 GB.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Gmail
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página