Publicidade
Publicidade
19/05/2005
-
12h03
da Folha Online
Além de vírus e spam, um outro problema relacionado a e-mails deveria receber atenção de empresas e funcionários: os erros no uso da ferramenta. Segundo um relatório da empresa de segurança Clearswift, muitos usuários ainda cometem falhas graves ao se comunicar eletronicamente.
Entre as principais gafes estão o envio de mensagens --muitas vezes confidenciais-- para endereços errados, difamação de pessoas para toda a lista de contatos e envio e recebimento de material impróprio para o ambiente corporativo. Recentemente, cita a companhia em um dos exemplos, um político do Reino Unido enviou por engano uma crítica a seu próprio alvo.
"As companhias investem em soluções de segurança, mas se esquecem que, muitas vezes, o maior problema no uso do e-mail está dentro da própria corporação", afirma Alyn Hockey, diretor da Clearswift.
Segundo o especialista, a grande quantidade de erros graves cometidos --e, em muitos casos, divulgados pela mídia-- deixa claro que é necessário criar uma política de uso dos e-mails e educar seus funcionários. Com essas medidas, seria possível evitar o vazamento de informações confidenciais e ofensivas.
As empresas que não levarem a questão a sério, diz Hockey, podem sofrer prejuízos, problemas com a lei e também danos relacionados a sua reputação.
Esta semana, no Brasil, a Primeira Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho, a instância final da Justiça trabalhista brasileira) reconheceu o direito do empregador de obter provas com o rastreamento do e-mail de trabalho do empregado para demiti-lo com justa causa.
Leia mais
Justiça permite que empresas monitorem e-mails de funcionários
Empresas desconhecem custo de uso de e-mails, diz estudo
Especial
Leia o que já foi publicado sobre política de uso de e-mail
Internautas ainda se atrapalham ao usar e-mail, diz relatório
Publicidade
Além de vírus e spam, um outro problema relacionado a e-mails deveria receber atenção de empresas e funcionários: os erros no uso da ferramenta. Segundo um relatório da empresa de segurança Clearswift, muitos usuários ainda cometem falhas graves ao se comunicar eletronicamente.
Entre as principais gafes estão o envio de mensagens --muitas vezes confidenciais-- para endereços errados, difamação de pessoas para toda a lista de contatos e envio e recebimento de material impróprio para o ambiente corporativo. Recentemente, cita a companhia em um dos exemplos, um político do Reino Unido enviou por engano uma crítica a seu próprio alvo.
"As companhias investem em soluções de segurança, mas se esquecem que, muitas vezes, o maior problema no uso do e-mail está dentro da própria corporação", afirma Alyn Hockey, diretor da Clearswift.
Segundo o especialista, a grande quantidade de erros graves cometidos --e, em muitos casos, divulgados pela mídia-- deixa claro que é necessário criar uma política de uso dos e-mails e educar seus funcionários. Com essas medidas, seria possível evitar o vazamento de informações confidenciais e ofensivas.
As empresas que não levarem a questão a sério, diz Hockey, podem sofrer prejuízos, problemas com a lei e também danos relacionados a sua reputação.
Esta semana, no Brasil, a Primeira Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho, a instância final da Justiça trabalhista brasileira) reconheceu o direito do empregador de obter provas com o rastreamento do e-mail de trabalho do empregado para demiti-lo com justa causa.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas