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24/05/2005
-
13h32
JULIANA CARPANEZ
da Folha Online
A idéia de promover uma aula sobre segurança na internet em uma oficina mecânica pode soar estranha. Mas, por acreditar que essa é uma preocupação cada vez mais freqüente, o dono da oficina The Specialist, em São Paulo, oferecerá nesta terça-feira um curso sobre o assunto para seus clientes.
"Todos eles usam a internet, e conhecemos algumas pessoas que já foram vítimas de fraudes virtuais", conta Luiz Fraga, proprietário da oficina de veículos 4X4 com foco na marca Land Rover.
O próprio Fraga teve problemas no final do ano passado, quando abriu um falso e-mail do Serasa que infectou seu micro. O vírus permitia que piratas virtuais roubassem as informações digitadas e, dessa forma, ele perdeu cerca de R$ 8.000 --o valor foi ressarcido pelo banco dias depois das transferências.
Denny Roger, diretor da empresa de segurança da informação Batori, é o responsável pela aula desta terça, que terá uma hora e meia de duração. "Vamos mostrar algo extremamente prático, com simulações, para que o público entenda como os ataques funcionam", diz o especialista.
Para Roger, abandonar explicações teóricas mostradas no PowerPoint é essencial ao falar com pessoas que não têm conhecimentos técnicos em informática. "Precisamos das simulações, pois a segurança é algo intangível, difícil de ser visualizado."
A idéia de utilizar a oficina como cenário para a aula surgiu quando Fraga conversava, em seu próprio estabelecimento, com um cliente que trabalha na empresa de segurança. "Ele me deu diversas dicas para evitar ataques, e achei que deveríamos passar isso para frente", afirma Fraga.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre vírus
Oficina mecânica oferece curso sobre segurança na web para clientes
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da Folha Online
A idéia de promover uma aula sobre segurança na internet em uma oficina mecânica pode soar estranha. Mas, por acreditar que essa é uma preocupação cada vez mais freqüente, o dono da oficina The Specialist, em São Paulo, oferecerá nesta terça-feira um curso sobre o assunto para seus clientes.
"Todos eles usam a internet, e conhecemos algumas pessoas que já foram vítimas de fraudes virtuais", conta Luiz Fraga, proprietário da oficina de veículos 4X4 com foco na marca Land Rover.
O próprio Fraga teve problemas no final do ano passado, quando abriu um falso e-mail do Serasa que infectou seu micro. O vírus permitia que piratas virtuais roubassem as informações digitadas e, dessa forma, ele perdeu cerca de R$ 8.000 --o valor foi ressarcido pelo banco dias depois das transferências.
Denny Roger, diretor da empresa de segurança da informação Batori, é o responsável pela aula desta terça, que terá uma hora e meia de duração. "Vamos mostrar algo extremamente prático, com simulações, para que o público entenda como os ataques funcionam", diz o especialista.
Para Roger, abandonar explicações teóricas mostradas no PowerPoint é essencial ao falar com pessoas que não têm conhecimentos técnicos em informática. "Precisamos das simulações, pois a segurança é algo intangível, difícil de ser visualizado."
A idéia de utilizar a oficina como cenário para a aula surgiu quando Fraga conversava, em seu próprio estabelecimento, com um cliente que trabalha na empresa de segurança. "Ele me deu diversas dicas para evitar ataques, e achei que deveríamos passar isso para frente", afirma Fraga.
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