Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2005 - 10h20

"Madagascar" tem a tecnologia mais complexa da DreamWorks

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

Divulgação
Pêlo dos animais dificultou o processo de animação
Pêlo dos animais dificultou o processo de animação
O leão Alex, principal personagem do filme "Madagascar" (DreamWorks), tem cerca de 50 mil pêlos na juba e 1,7 milhão deles espalhados por todo o corpo. A existência desses e outros elementos --como milhões de plantas-- exigiu que a velocidade das estações de trabalho gráficas do filme fossem duas vezes superior àquelas utilizadas em "Shrek 2" (DreamWorks).

Para se ter uma idéia da complexidade da animação, esses milhões de pêlos do leão podem aparecer em uma cena com outros milhões de folhas balançando simultaneamente, além de milhares de animais peludos em movimento. Também há seqüências no mar e na praia que demandam efeitos minuciosos de água e areia.

"Se a animação utilizasse a mesma tecnologia de 'Shrek 2' seu tempo de execução seria inviável, pois as máquinas utilizadas em 'Madagascar' precisavam de muito mais memória que o filme anterior", afirma Luis Albuquerque, gerente de produtos para workstation da HP Brasil. Do conceito inicial à conclusão do filme foram quatro anos de trabalho --a animação será lançada no Brasil em 24 de junho.

Estrutura

Para dar vida ao longa-metragem, os produtores utilizaram estações xw8000 de alta performance da HP. Elas têm sistema operacional Red Hat Linux 3, processadores duplos Intel Xeon 2,8 Ghz, placa de vídeo nVidia Quadro 4 XGL, 2 GB de memória RAM e monitores duplos.

Com essas máquinas, os funcionários ganharam autonomia para testar seqüências curtas sem ter de mandá-las para os servidores. Isso fez com que economizassem tempo, pois antes tinham de esperar até o dia seguinte para ver o resultado das simulações.

A DreamWorks se conectou ao HP Labs, em Palo Alto (Califórnia), para administrar os recursos de tecnologia do filme. No local, foram utilizados diversos servidores que tinham sua capacidade computacional ampliada ou reduzida, de acordo com a necessidade do estúdio de animação.

Entre os servidores estão o HP 425 ProLiant DL-360 (com processador duplo 2,8 GHz P4 com 4 GB de RAM) e o HP 250 ProLiant DL-145 (com processador duplo 2,4 GHz AMD Opteron com 4 GB de RAM).

Albuquerque afirma que os estúdios têm de contar com soluções flexíveis, pois esse setor é marcado pela criatividade. "Quando uma nova idéia causa mudanças na fase final de produção, é necessário aumentar a capacidade de processamento para que o filme não saia do cronograma", exemplifica.

Isso aconteceu durante o desenvolvimento da animação "O Espanta Tubarões" (DreamWorks), que teve de adiantar seu lançamento para participar de um festival.

Leia mais
  • Madagascar" diverte ao mostrar choque de bichos urbanos com a selva
  • Heloísa Périssé dá vida à hipopótama do filme "Madagascar"
  • Animação "Madagascar" supera "Star Wars" nas bilheterias dos EUA

    Especial
  • Veja a galeria de fotos sobre o filme "Madagascar"
  • Leia o que já foi publicado sobre "Madagascar"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página