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16/06/2005
-
15h23
da Associated Press
O jogo Pac-Man, que nos anos 80 estava entre os games favoritos dos jogadores, completa 25 anos este mês. O sucesso do jogo pode ser explicado por fatores que vão além de comer pontinhos e escapar de seus inimigos Blinky, Pinky, Inky e Clyde.
"Pac-Man marcou a primeira vez em que os jogadores puderam controlar uma criatura que podiam identificar como herói. Antes disso, eles controlavam apenas objetos", afirma Leonard Herman, autor do livro "Phoenix: The Rise and Fall of Videogames" (Phoenix: ascensão e queda dos videogames, em tradução livre).
Tudo começou no Japão, quando Toru Iwatani, um jovem funcionário da empresa Namco, inspirou-se em uma pizza com apenas sete pedaços para criar o personagem principal. O nome original (Puck-Man) foi mudado para Pac-Man quando o jogo estreou nos Estados Unidos, em 1980.
Billy Mitchell, 39, jogador que completou todas as fases do game, afirma que a popularidade do título está ligada à simplicidade e não-violência. Mitchell conseguiu 3,3 milhões de pontos depois de passar por 256 fases durante seis horas, em 1999.
"O Pac-Man se parece com um herói que foge das pessoas más. Não é um apelo baseado na violência. Tanto uma senhora de 80 anos como uma criança podem se adaptar ao mundo de Pac-Man", diz.
A Namco, que não sabe o dia exato do lançamento do jogo, vendeu 293,8 mil cópias entre 1980 e 1987. Hoje há diversas versões mais recentes do game, como o Pac-Mania 3D, Pac-Man World 3, Pac-Pix e Pac-Man Pinball.
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"Pac-Man marcou a primeira vez em que os jogadores puderam controlar uma criatura que podiam identificar como herói. Antes disso, eles controlavam apenas objetos", afirma Leonard Herman, autor do livro "Phoenix: The Rise and Fall of Videogames" (Phoenix: ascensão e queda dos videogames, em tradução livre).
Tudo começou no Japão, quando Toru Iwatani, um jovem funcionário da empresa Namco, inspirou-se em uma pizza com apenas sete pedaços para criar o personagem principal. O nome original (Puck-Man) foi mudado para Pac-Man quando o jogo estreou nos Estados Unidos, em 1980.
Billy Mitchell, 39, jogador que completou todas as fases do game, afirma que a popularidade do título está ligada à simplicidade e não-violência. Mitchell conseguiu 3,3 milhões de pontos depois de passar por 256 fases durante seis horas, em 1999.
"O Pac-Man se parece com um herói que foge das pessoas más. Não é um apelo baseado na violência. Tanto uma senhora de 80 anos como uma criança podem se adaptar ao mundo de Pac-Man", diz.
A Namco, que não sabe o dia exato do lançamento do jogo, vendeu 293,8 mil cópias entre 1980 e 1987. Hoje há diversas versões mais recentes do game, como o Pac-Mania 3D, Pac-Man World 3, Pac-Pix e Pac-Man Pinball.
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