Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2005 - 11h29

Alemanha oferece viagem virtual por restos do muro de Berlim

Publicidade

da EFE

O governo da cidade-Estado de Berlim oferece aos internautas em seu site uma viagem virtual para descobrir os restos do muro que dividiu a cidade entre 1961 e 1989 e que, durante 28 anos, transformou-se em um símbolo da Guerra Fria.

O site www.stadtentwicklung.berlin.de oferece fotografias e mapas do lugar exato em que estão situadas cada uma das 25 partes --pedaços do muro e torres de vigilância-- ainda de pé e protegidos por seu alto valor histórico.

"Queremos promover o interesse dos cidadãos em sua cidade e em seu passado, às vezes incômodo", afirmou Ingeborg Junge-Reyer, responsável pelo desenvolvimento urbanístico da cidade-estado de Berlim, ao apresentar a iniciativa.

Dos quase 150 quilômetros de comprimento de muro e alambrados que cercavam Berlim ocidental, quase não restam vestígios na cidade. Isso por que após a queda do Muro, em 9 de novembro de 1989, os berlinenses derrubaram grande parte do chamado "muro da vergonha".

Algumas partes do muro acabaram em museus de todo o mundo e outras foram fragmentadas para serem vendidas em pedacinhos como lembrança aos turistas que visitam a capital alemã.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o muro de Berlim
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página