Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2005 - 11h37

Depois do Orkut, piratas usam falso alerta da Microsoft para atacar

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

O vírus Banker.abg tem se mostrado uma boa "ferramenta de trabalho" para piratas virtuais brasileiros. Depois de usar o código malicioso para roubar informações bancárias dos usuários do Orkut, essas pessoas mal-intencionadas apostam em um falso alerta da Microsoft para atacar.

O acesso a dados sigilosos possibilitados pela praga permite, por exemplo, a realização de transações financeiras sem o consentimento do titular da conta bancária. A utilização do Banker.abg em fraudes relacionadas ao Orkut e à Microsoft foi identificada pela empresa de segurança Batori.

"O fato de as estratégias serem parecidas pode significar que a mesma quadrilha seja responsável pelos dois tipos de ataque", diz Denny Roger, diretor da companhia. "Isso mostra que as recentes prisões efetuadas pela da Polícia Federal não intimidaram os estelionatários virtuais."

O novo golpe, que utiliza o servidor de uma empresa sul-coreana, tem como base a já conhecida técnica de phishing scam. A vítima em potencial recebe um e-mail falso da Microsoft, alertando que sua máquina foi infectada pelo W32.Bugbear.B@mm. Quando clica no link para removê-lo, o usuário instala involuntariamente em seu micro o Banker.abg.

Segundo Roger, os piratas citam o Bugbear --e não o Banker.abg-- para amedrontar ainda mais os internautas e fazer com que eles baixem a falsa atualização. O Bugbear é essencial para o sucesso da fraude, pois tornou-se famoso ao causar grandes estragos em 2003 --neste ano, foi considerado o vírus mais ativo pela empresa de segurança Sophos.

O Banker.abg tem como principal objetivo roubar informações de acesso a contas bancárias --por isso a importância de manter as atualizações de programas de segurança em dia. A praga consegue identificar quando o internauta entra em sites de instituições financeiras, e rouba os dados digitados nessas páginas.

Leia mais
  • "Vírus do Orkut" rouba informações bancárias dos internautas
  • PF prende 105 acusados de invadir contas bancárias via web
  • Vírus que se espalha via MSN Messenger "fala" diversas línguas
  • Microsoft confirma vulnerabilidades em Windows XP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre piratas virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página