Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2005 - 14h17

"Biblioteca" do Google busca adesão de editoras européias

Publicidade

da Folha Online

A empresa de buscas Google pediu que editoras européias ofereçam publicações para o Google Print --a iniciativa, em versão beta na internet, tem como objetivo disponibilizar na web trechos de diversos livros.

A iniciativa marca a abertura do projeto para editoras na França, Itália, Holanda e Espanha. O banco de dados do Google conta com livros escritos em cerca de cem línguas, mas todo o material tinha como origem editoras norte-americanas, canadenses ou australianas.

Especialistas criticaram a seleção inicial, dizendo que ela favorecia a cultura norte-americana. "Isso pode levar a um desequilíbrio que beneficiará uma única visão do mundo. Essa transformação é um perigo", afirmou Jean-Noel Jeanneney, presidente da Biblioteca Nacional da França, em entrevista à agência de notícias Associated Press.

Para combater essa possível ameaça, países europeus se uniram há alguns meses e discutiram a criação de uma biblioteca digital européia. França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Hungria consideraram o projeto.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Google cancela temporariamente projeto de livraria digital
  • Europa se opõe à criação de biblioteca digital do Google

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Google Print
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página