Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2005 - 12h23

Fones de ouvido muito pequenos podem afetar audição dos usuários

Publicidade

da Folha Online

O uso de toca-MP3 pode afetar, a longo prazo, a audição daqueles que utilizam o aparelho com freqüência. A possibilidade --já cogitada no tempo dos antigos walkmans-- agora conta com um agravante: o tamanho reduzido dos fones de ouvido. Estes acessórios também são utilizados com discmans e telefones celulares.

O médico Brian Fligor, da Harvard Medical School, pesquisou diversos tipos de fones e descobriu que, quanto menores os acessórios, maiores as chances de perda parcial da audição. A pesquisa foi divulgada na publicação norte-americana "Ear and Hearing".

A diferença de níveis sonoros entre os fones grandes (uso externo) e os mais modernos, que se "encaixam" na orelha, fica por volta de nove decibéis. "Pode não parecer muito, mas seria como comparar o barulho de um despertador [80 decibéis] ao de um cortador de grama [90 decibéis]", explica o jornal "The New York Times".

Outro estudo, também citado pelo diário, mostra que os fones modernos não são tão eficientes quanto os antigos na hora de bloquear sons ambientes --o barulho dos carros em uma rua movimentada, por exemplo. Por isso, os usuários tendem a aumentar ainda mais o volume quando utilizam os pequenos acessórios.

O Laboratório Nacional de Acústica em Sidney, na Austrália, afirma que 25% dos usuários de iPod mantêm em seus aparelhos um volume que pode causar problemas de audição a longo prazo. A pesquisa, diz o "NYT", refere-se ao uso do toca-MP3 da Apple.

Leia mais
  • Sony aposta em "bala de goma" para conquistar usuários de toca-MP3
  • Apple deve lançar "em breve" celular com funções do iPod

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre toca-MP3
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página