Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2005 - 15h01

Jornalistas usam blogs para divulgar informações sobre o Rita

Publicidade

da Folha Online

Diversos jornalistas norte-americanos que acompanham a chegada do furacão Rita ao Estado do Texas divulgam informações sobre o assunto via blogs. Este tipo de iniciativa não aconteceu de maneira tão intensa na espera pelo Katrina, que só ganhou páginas especiais na internet depois de causar muita destruição.

O "The Wall Street Journal", por exemplo, conta com a colaboração de diversos repórteres que atualizam o diário virtual com bastante freqüência. Neste site, o espaço de tempo entre as notícias é de poucos minutos.

"O coordenador de emergências do Texas acredita que o Rita deve destruir cerca de 5.700 casas e causar prejuízos de US$ 8,2 bilhões", afirma um dos posts. A página também conta com imagens, declarações de diversas autoridades, experiências vividas pelos repórteres e informações de outras fontes populares nos EUA, como a CNN.

Já o Khou.com utiliza o 11 News Blog --recheado com arquivos de áudio-- para manter os internautas informados sobre o Rita. Um dos posts mais recentes informa que médicos estão sendo convidados a trabalhar voluntariamente na ajuda à população do Texas.

Os textos também informam sobre um hospital que só recebe pacientes em "situação crítica", falam sobre a previsão do tempo e pedem ajuda para pessoas que estão abrigadas temporariamente em um hotel onde não há água ou comida.

Os jornalistas do Houston Chronicle seguem a mesma linha "solidária". O endereço blogs.chron.com/rita/ oferece, entre outras informações, uma lista com diversos alojamentos provisórios oferecidos no Condado de Harris.

"Assim que os ventos diminuírem, trabalhadores voluntários vão prestar socorro no [estádio] Reliant Astrodome, que agora está sendo usado como estacionamento para cerca de 50 veículos cheios de suprimentos", afirma um dos textos.

Leia mais
  • Furacão Rita causa enchentes em Nova Orleans; 24 morrem em fuga
  • Incêndio em ônibus mata 24 que fugiam do Rita no Texas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Rita
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página