Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2005 - 16h26

Internet estimula terroristas suicidas, dizem especialistas

Publicidade

da France Presse, em Paris

Sites a favor da Jihad (guerra santa) são essenciais para a formação de terroristas suicidas, afirmam especialistas em uma carta publicada na revista "Nature".

"Pequenos grupos encontram na internet páginas que incentivam ações fatais", disseram o sociólogo Scott Atran, do Instituto Jean Nicod do Centro Nacional Pesquisa Científica da França, e Jessica Stern, da Universidade de Harvard. Ambos são autoridades em terrorismo islâmico.

Mais de 80% dos jihadistas (fundamentalistas islâmicos) conhecidos são imigrantes muçulmanos que vivem em comunidades dispersas em vários países. Freqüentemente eles são marginalizadas pela sociedade onde vivem, e formam nesses locais redes sociais fechadas.

"Buscando um senso de comunidade, esses grupos se unem em sites jihadistas, páginas nas quais buscam direcionamento e propósito", afirmar o texto de Atran e Stern. "Só nos últimos cinco anos, o número de sites jihadistas foi de menos de 20 para mais de 4.000."

Nestes endereços, os internautas encontram informações que fortalecem a violência religiosa e o senso de irmandade. "Eles ajudam a incitar o ressentimento acumulado do indivíduo ou seu sentimento de humilhação. Desta forma, cresce um desejo de retaliação no qual o interesse próprio é sacrificado por questões de fé", continuam.

Frente a esse cenário, os especialistas sugerem a criação de páginas virtuais que podem, teoricamente, reverter a situação. "Essas alternativas virtuais devem mostrar tanto compromisso e compaixão quanto fazem os grupos terroristas. Seu foco, no entanto, deve ser o respeito à vida e aos demais", dizem.

Leia mais
  • Al Qaeda lança telejornal via internet
  • Internet se torna arma importante para rede terrorista Al Qaeda

    Especial
  • Leia o que já foi publicado a Jihad
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página