Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2005 - 17h25

Novo vírus do Orkut rouba identidade dos internautas

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

Um vírus identificado recentemente tem como objetivo roubar o login e senha de usuários do site de relacionamentos Orkut. A praga, criada no Brasil, ainda não tem nome e engana os antivírus tradicionais --deve levar alguns dias para que os programas de segurança sejam atualizados e possam identificá-la.

Segundo a empresa Batori, que descobriu o código malicioso nesta semana, o vírus chega em e-mails que mostram a página inicial do Orkut e pedem uma atualização.

Em um texto confuso e mal escrito, os piratas dizem que o Orkut está atualizando o cadastro de seus usuários "para melhor atendê-lo". Aqueles que não enviarem os dados até dia 15 de outubro ficarão impedidos de entrar no site --possibilidade que causa histeria entre os membros da comunidade virtual.

Quando clica no link "atualize aqui seu cadastro", o internauta baixa em seu computador o arquivo Orkut.exe. Ao abri-lo, o usuário se depara com uma janela na qual o login e senha devem ser digitados --estes dados são enviados diretamente aos piratas virtuais.

Segundo a Batori, os softwares tradicionais de segurança ainda não conseguem identificar a praga. A companhia só conseguiu fazer isso ao utilizar um programa criado por uma empresa de Brasília, que detecta "softwares intrusos".

Ação

Com essas informações, pessoas mal-intencionadas podem se passar por membros do site e enganar os amigos das vítimas. "Os piratas vão roubar identidades e disseminar recados [scraps], pedindo que seus 'amigos' visitem sites maliciosos", afirma Denny Roger, diretor da Batori.

Como a página é indicada por um "conhecido", aumentam as chances de o internauta visitá-la. Quando isso acontece, esses sites fraudulentos baixam vírus no computador dos internautas --os códigos podem, por exemplo, roubar informações bancárias.

Roger recomenda que os usuários não façam atualizações a partir de e-mails e que evitem clicar em links deixados por amigos do Orkut. "Acho esse tipo de cuidado difícil, no entanto", diz o especialista. Um dos motivos são os recados que viraram mania recentemente: eles formam imagens (flor ou coração, por exemplo) e têm links que levam os internautas a outras páginas.

Leia mais
  • 42% dos internautas desaprovam mudança efetuada no Orkut
  • Orkut surpreende internautas e pede cadastro no Google
  • "Vírus do Orkut" rouba informações bancárias dos internautas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Orkut
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página