Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2005 - 17h46

Europa quer digitalizar livros de bibliotecas do continente

Publicidade

da Folha Online

A União Européia pretende montar uma biblioteca digital que poderá ser acessada livremente via internet, divulgou a agência italiana de notícias Ansa. Neste banco de dados estarão arquivados todos os documentos atualmente disponíveis nas bibliotecas dos 25 Estados membros do bloco.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela Comissão Européia. O grupo também disse estar aberto para ouvir dicas dos europeus sobre como essa iniciativa poderá ser levada adiante.

"Sem a memória coletiva, não somos nada nem podemos conseguir nada", disse em Bruxelas, sede da UE, a comissária de Informação e Meios de Comunicação, Viviane Reding.

"A importância desse patrimônio está no fato de que, graças a ele, é possível definir nossa identidade. Também poderemos utilizá-lo permanentemente para a educação, o trabalho e o ócio", continuou.

Há 138 milhões de usuários registrados atualmente nas bibliotecas européias, que, segundo o projeto, integrarão o arquivo digitalizado. Nestes estabelecimentos, há cerca de 2,5 bilhões de livros.

Para transformar todo o conteúdo impresso em digital, será necessário conseguir o consenso dos 25 países membros e resolver questões como os direitos autorais.

"A internet é a ferramenta mais poderosa, depois da invenção da imprensa, para armazenar e compartilhar informação. Assim, vamos usá-la para tornar o conteúdo das bibliotecas européias acessível a todos", disse a comissária de comunicação européia.

Com agência Ansa

Leia mais
  • Europa se opõe à criação de biblioteca digital do Google
  • Autores processam Google por violação de direitos autorais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre digitalização de documentos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página