Publicidade
Publicidade
20/10/2005
-
09h36
da Folha de S.Paulo
O Google decidiu mudar o nome de seu serviço de email, o Gmail, no Reino Unido após uma pequena empresa britânica processar o mecanismo de busca por uso de marca registrada. O Google afirma, no entanto, que vai continuar lutando na Justiça pelo uso da marca.
A companhia IIIR (Independent International Investment Research) já havia registrado o nome G-Mail no país.
O Google já havia mudado o nome do Gmail na Alemanha, onde sofreu uma derrota na justiça por razões semelhantes. Com isso, a empresa terá uma segunda marca para seu email nas duas maiores economias européias.
A IIIR tem valor de mercado de cerca de US$ 4,1 milhões, ante US$ 86 bilhões do Google. A empresa usa o nome G-Mail como abreviação de Graphiti Mail, programa que é parte de um pacote vendido por ela. A IIIR também está buscando direitos de marca registrada nos Estados Unidos e na Europa.
O presidente da IIIR, Shane Smith, diz que o lançamento do Gmail do Google causou confusão entre os clientes de sua empresa. "Somos uma empresa muito pequena, fazendo coisas bem avançadas com um orçamento bem pequeno", disse Smith.
O Google não quer pagar a IIIR pelo uso da marca e disse que a empresa pediu um valor "exorbitante" em um possível acordo para terminar o processo.
"Nós certamente achamos que os pedidos da IIIR são pouco consistentes, e a decisão [de mudar o nome do Gmail] foi feita no Reino Unido por causa do potencial de incerteza, que nós não queremos impor a nossos usuários", disse Nigel Jones, advogado do Google na Europa.
Com agências internacionais
Leia mais
Google estrutura equipe local e amplia atuação no Brasil
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o Gmail
Google muda nome do Gmail no Reino Unido
Publicidade
O Google decidiu mudar o nome de seu serviço de email, o Gmail, no Reino Unido após uma pequena empresa britânica processar o mecanismo de busca por uso de marca registrada. O Google afirma, no entanto, que vai continuar lutando na Justiça pelo uso da marca.
A companhia IIIR (Independent International Investment Research) já havia registrado o nome G-Mail no país.
O Google já havia mudado o nome do Gmail na Alemanha, onde sofreu uma derrota na justiça por razões semelhantes. Com isso, a empresa terá uma segunda marca para seu email nas duas maiores economias européias.
A IIIR tem valor de mercado de cerca de US$ 4,1 milhões, ante US$ 86 bilhões do Google. A empresa usa o nome G-Mail como abreviação de Graphiti Mail, programa que é parte de um pacote vendido por ela. A IIIR também está buscando direitos de marca registrada nos Estados Unidos e na Europa.
O presidente da IIIR, Shane Smith, diz que o lançamento do Gmail do Google causou confusão entre os clientes de sua empresa. "Somos uma empresa muito pequena, fazendo coisas bem avançadas com um orçamento bem pequeno", disse Smith.
O Google não quer pagar a IIIR pelo uso da marca e disse que a empresa pediu um valor "exorbitante" em um possível acordo para terminar o processo.
"Nós certamente achamos que os pedidos da IIIR são pouco consistentes, e a decisão [de mudar o nome do Gmail] foi feita no Reino Unido por causa do potencial de incerteza, que nós não queremos impor a nossos usuários", disse Nigel Jones, advogado do Google na Europa.
Com agências internacionais
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas