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27/10/2005 - 11h36

Microsoft pretende investir pesado no mercado de buscas virtuais

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da Folha Online

Em sua primeira viagem a Israel, Bill Gates afirmou que a Microsoft está disposta a investir agressivamente no mercado de buscas virtuais, atualmente liderado pelo Google.

"As buscas de hoje são muito melhores que as do passado, quer o usuário opte por nós [com o MSN] ou pelo Google. Ambos estamos fazendo grandes mudanças com foco em melhorias", afirmou ontem.

Apesar dos atuais investimentos, a Microsoft ocupa o terceiro lugar na lista dos buscadores mais populares. Dados referentes aos EUA mostram que, em setembro, o Google ocupou a primeira posição com 45% das buscas, seguido por Yahoo! (23%) e MSN (12%).

Segundo Gates, sua empresa passa por mudanças: ela está deixando de ter como foco softwares para desktops e computadores móveis, desenvolvendo também programas para automóveis, videogames e telefones celulares.

"A Microsoft está procurando novas maneiras de usar seus códigos, mas nossa estratégia nunca mudou. Ela está ligada às melhoras que estes programas podem trazer aos usuários", disse.

Também ontem a companhia anunciou ter se juntado a outras instituições para oferecer uma ferramenta com a qual os usuários poderão fazer buscas em livros. A iniciativa é parecida com o Google Print, que já oferece na web trechos de livros disponíveis em bibliotecas.

A empresa de Bill Gates vai trabalhar em parceria com a OCA (Aliança do Conteúdo Aberto, em tradução livre), um grupo que já conta com Yahoo!, Universidade da Califórnia e Internet Archive, entre outras organizações. A versão beta da ferramenta deve estar disponível no ano que vem, com cerca de 15 mil livros on-line.

Com agências internacionais

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