Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2005 - 12h24

Netsky.P lidera ranking de piores vírus em outubro

Publicidade

da Folha Online

O vírus Netsky.P, identificado em março de 2004, liderou o ranking com as pragas virtuais mais ativas de outubro (17,2% dos ataques). O mesmo aconteceu no mês passado, quando o código malicioso respondeu por 18,6% das ocorrências registradas pela empresa de segurança Sophos.

Isto mostra que, apesar do número crescente de ataques on-line, os usuários ainda resistem em proteger suas máquinas --o antivírus contra o Netsky.P está disponível desde março do ano passado.

Em segundo lugar nesta lista, ficou o Mytob.GH (8,1%), identificado em 16 de outubro. Esta praga, que deve desbancar o Netsky.P em novembro, tem como alvo o sistema operacional Windows. Ela desabilita antivírus da máquina infectada, permite acesso remoto ao computador e se auto-envia para endereços de e-mail arquivados no PC.

A família Mytob respondeu por quase dois terços de todos os ataques identificados pela Sophos durante o período. Ele também aparece na terceira posição (Mytob.EX; 5,7%), quarta (Mytob.AS; 5,4%), quinta (Mytob.BE; 5,3%), nona (Mytob.C; 2,4%) e décima (Mytob.ER; 2,3%).

"Há seis variantes do Mytob, sendo que metade delas aparecem pela primeira vez no ranking. Os criadores destas pragas parecem ser de um grupo chamado Hellbot. Trabalhando juntas, diversas pessoas conseguem criar muitas variantes em um curto espaço de tempo", afirma Carole Theriault, consultora da Sophos.

América do Sul

Segundo a empresa de segurança Trend Micro, que divulga uma lista com as pragas mais ativas da América do Sul, o Raserv.A foi o código que mais incomodou nesta região em outubro. Quando infecta uma máquina, ele permite que piratas virtuais a controlem remotamente.

O Brasil é o segundo país mais afetado pelo Raserv.A, ficando atrás somente dos Estados Unidos. O segundo lugar no ranking regional da Trend Micro é ocupado pelo Bytever.A, seguido do Lop.A, Parite.A, Netsky.AF, Webhancer.A, Slagent.A, Dashbar.300, Bugbear.B e Netsky.P.

Confira a lista completa da Sophos:

1 - Netsky.P (17,2%)
2 - Mytob.GH (8,1%)
3 - Mytob.EX (5,7%)
4 - Mytob.AS (5,4%)
5 - Mytob.BE (5,3%)
6 - Zafi.D (3%)
7 - Netsky.D (2,5%)
8 - Mytob.C (2,4%)
9 - Zafi.B (2,3%)
10 - Mytob.ER (2,3%)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pragas virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página