Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2005 - 16h58

Kofi Annan condena abismo digital entre países

Publicidade

da Folha Online

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, afirmou nesta quarta-feira que a tecnologia também deve ser utilizada para melhorar a vida de habitantes dos países mais pobres do mundo.

A declaração foi dada na cerimônia de abertura da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação --o evento é realizado na Tunísia entre hoje e sexta-feira. Cerca 23 mil representantes de 170 países devem comparecer ao encontro.

"Para um número enorme de pessoas, os ganhos obtidos com a sociedade digital ainda estão fora do alcance. Esta cúpula precisa estar relacionada a soluções e construir pontes para a melhora de vida em países pobres", continuou.

Segundo o representante da ONU, o encontro deve ter um enfoque mais voltado à política do que às finanças.

Os presidentes da Nigéria e Senegal --Olusegun Obasanjo e Abdoulaye Wade, respectivamente-- pediram mais verbas dos países ricos, para que as nações em desenvolvimento possam promover a inclusão digital.

"Aqueles que estão fora deste movimento precisam ser incluídos, para que nossos esforços em relação ao desenvolvimento sustentável possam ser colocados em prática", afirmou Obasanjo.

Segundo Michael Gallagher, secretário assistente de comércio dos EUA, os países em desenvolvimento precisam criar infraestrutura, regras e processos para atrair investimentos na área de tecnologia.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Empresários aprovam criação de fórum sobre a web
  • Estados Unidos mantêm controle sobre a internet

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a cúpula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página