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28/11/2005
-
15h29
da Folha Online
O laptop de US$ 100, parte de um projeto de inclusão digital desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), ganhou um "concorrente". Trata-se do iT, um desktop desenvolvido pelo grupo Asiatotal.net, que "deve ser distribuído gratuitamente para pessoas sem acesso à internet em todo o mundo".
O site do iT não especifica em que fase o projeto está ou quando os possíveis usuários terão acesso à máquina. Sabe-se, no entanto, que Brasil, China, Rússia, México, Cingapura e Índia estão entre os países que podem ser beneficiados, caso o projeto seja realmente colocado em prática.
O que possibilita a distribuição gratuita, explica a Asiatotal.net, é o fato de o computador ter teclas que podem ser "compradas" por patrocinadores --são estas empresas e organizações que pagarão pela fabricação e distribuição dos PCs.
No total, há 14 teclas destinadas a patrocinadores, sendo que dez delas são voltadas a conteúdo específico --quando clica em uma dessas teclas, o internauta é levado diretamente ao site de uma das empresas que investiu no iT.
As outras quatro teclas são genéricas: tratam de serviços relacionados a música, cinema, saúde e finanças. Os patrocinadores desta alternativa podem comprar um "espaço" ligado a estes quatro temas. Quando o internauta clica na tecla de saúde, por exemplo, ele tem acesso a informações sobre hospitais, clínicas e farmácias, entre outras.
A Folha Online entrou em contato com o grupo sediado em Hong Kong, para obter mais detalhes sobre a iniciativa, mas ainda não teve resposta.
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O laptop de US$ 100, parte de um projeto de inclusão digital desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), ganhou um "concorrente". Trata-se do iT, um desktop desenvolvido pelo grupo Asiatotal.net, que "deve ser distribuído gratuitamente para pessoas sem acesso à internet em todo o mundo".
Divulgação |
O iT seria distribuído entre os excluídos digitais |
O que possibilita a distribuição gratuita, explica a Asiatotal.net, é o fato de o computador ter teclas que podem ser "compradas" por patrocinadores --são estas empresas e organizações que pagarão pela fabricação e distribuição dos PCs.
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Teclas exclusivas levam aos sites de patrocinadores |
As outras quatro teclas são genéricas: tratam de serviços relacionados a música, cinema, saúde e finanças. Os patrocinadores desta alternativa podem comprar um "espaço" ligado a estes quatro temas. Quando o internauta clica na tecla de saúde, por exemplo, ele tem acesso a informações sobre hospitais, clínicas e farmácias, entre outras.
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Teclas exibem conteúdo dividido por assunto |
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