Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2005 - 12h22

Internautas preferem músicas piratas, diz estudo

Publicidade

da Folha Online

Os internautas da Europa ainda preferem sites ou programas de troca de arquivo a lojas virtuais de música na hora de baixar canções. Segundo um estudo da Jupiter Research, 15% dos usuários europeus optam pelas redes P2P (peer-to-peer) --que ignoram os direitos autorais-- enquanto 5% deles compram músicas em sites como iTunes e Napster.

Mark Mulligan, analista da companhia, reconhece que serviços como aquele oferecido pela loja virtual da Apple (iTunes) popularizaram a aquisição de arquivos legais de música. No entanto, afirma que os sites e programas de troca de arquivo vieram para ficar.

"É um comportamento que já está enraizado e o fato de essas músicas serem gratuitas torna ainda mais difícil reduzir o uso dessas páginas."

A afirmação é comprovada por informações da pesquisa: ela indica que os usuários jovens não vêem problemas em adquirir músicas ilegalmente. Cerca de 43% dos entrevistados deste grupo prefere copiar CDs do que comprá-los e 40% dizem que os CDs não valem o que eles custam.

Leia mais
  • BitTorrent deixa de oferecer arquivos piratas
  • Gravadoras processam 2.100 internautas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre redes P2P
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página