Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2005 - 11h29

Número de pragas virtuais cresce 48% em 2005

Publicidade

da Folha Online

A quantidade de pragas virtuais identificadas pela empresa de segurança Sophos neste ano foi 48% superior ao número registrado em 2004. Nos últimos 12 meses, 15.907 códigos maliciosos importunaram os usuários de computador, contra 10.724 no ano passado.

Um dos destaques do estudo é a "popularização" do uso dos cavalos de tróia (programas que, quando instalados na máquina das vítimas, roubam informações) --eles responderam por 62% dos ataques em 2005.

"Os números reforçam a idéia de que os piratas virtuais estão empenhados em tipos específicos de ataques. Isso explica o aumento da quantidade de mensagens não-solicitadas enviadas por computadores zumbis [controladas por pessoas mal-intencionadas]", afirma Graham Cluley, consultor da Sophos. Segundo o especialista, cerca de 60% dos spams saem destes PCs infectados.

Ao contrário dos demais vírus, os cavalos de tróia não tem capacidade de se replicar. Por isso, eles são enviados via mensagens eletrônicas ou ficam em sites maliciosos, que o instalam no computador da vítima durante navegação --geralmente, os endereços são sugeridos via e-mail. Daí a importância das mensagens não-solicitadas para os piratas virtuais.

Ranking

O vírus Zafi.D, que tem como alvo o sistema operacional Windows, foi eleito o pior do ano, respondendo por 16,7% dos ataques. Ele se espalhou rapidamente pelo mundo, pois quando infecta uma máquina se auto-envia para os endereços de e-mail nela encontrados.

Em segundo lugar (15,7%) no ranking das pragas do ano está o Netsky.P, criado por um adolescente alemão e identificado no início de 2004. O "sucesso" do antigo programa malicioso prova que os usuários não protegem seus computadores como deveriam --há diversos antivírus que reconhecem e removem o código malicioso.

A terceira posição é ocupada por um novato na lista: o Sober.Z (6%), identificado em novembro. Ele encontra no computador infectado endereços de e-mail para os quais se auto-envia. Quando ataca uma máquina --também com Windows--, ele compromete os programas de segurança, deixando o PC vulnerável.

Confira a lista completa dos piores vírus de 2005

1 - Zafi.D (16,7%)
2 - Netsky.P (15,7%)
3 - Sober.Z (6%)
4 - Sober.N (4,3%)
5 - Zafi.B (4%)
6 - Mytob.BE (3,9%)
7 - Mytob.AS (3,8%)
8 - Netsky.D (3%)
9 - Mytob.GH (1,9%)
10 - Mytob.EP (1,8%)
Outros - 38,9%

Leia mais
  • Falsa mensagem do Orkut esconde praga virtual
  • Compra de Natal na internet pede atenção redobrada
  • Piratas exploram falha sem correção do Windows
  • PF detém piratas por desvio milionário no Sul

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre piratas virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página