Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2006 - 11h32

Microsoft antecipa correção para falha de segurança

Publicidade

da Folha Online

A Microsoft colocou ontem em seu site a correção para uma falha crítica de segurança com a qual pessoas mal-intencionadas podem invadir os computadores vulneráveis e controlá-los remotamente.

A companhia havia divulgado que só ofereceria esta atualização na próxima terça-feira, mas liberou a atualização antes do previsto --o problema relacionado ao formato de arquivo WMF (Windows Meta File) foi identificado no último dia 27.

Entre os sistemas afetados pela falha estão o SP4 do Windows 2000, SP1 e SP2 do Windows XP e SP1 do Windows Server 2003.

Até ontem, a única forma de os usuários se protegerem era seguir algumas dicas de segurança publicadas no site da Microsoft. "Os internautas devem ficar atentos e não visitar sites desconhecidos que podem conter códigos maliciosos. Além disso, devem ter cuidado ao abrir e-mails e clicar em links oferecidos nestas mensagens", dizia o texto.

A companhia britânica de segurança Sophos diz ter identificado cerca de 200 métodos diferentes criados por piratas virtuais para explorar esta falha. Entre eles está um e-mail escrito em inglês com o título "Happy New Year 2". A mensagem diz que o internauta recebeu um cartão virtual e, para visualizá-lo, deve clicar no link indicado. Quando segue a instrução, a vítima é direcionada a um site malicioso hospedado na Holanda.

"Os hackers estão lutando contra o tempo para infectar o maior número de computadores, antes que os internautas e empresas façam as atualizações. Todos os usuários devem baixar a correção o mais rápido possível", aconselha Graham Cluley, consultor da Sophos.

Nesta semana, a empresa de segurança Symantec classificou a falha como um problema de categoria 3 (em uma escala de 1 a 4, em que 4 representa o nível mais grave). A última vez que esta organização elevou seu alerta para nível 3 foi em julho de 2004, devido à propagação do vírus MyDoom.M.

Leia mais
  • Tentativas de fraudes virtuais crescem 579% em 2005
  • Microsoft só oferece atualização para falha no dia 10

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre piratas virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página