Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2006 - 15h43

Gigante dos softwares censura blog chinês

Publicidade

da Folha Online

A Microsoft tirou do ar o blog de um internauta chinês que discutia na página assuntos delicados --entre eles, a greve de um jornal de Pequim e as relações da China com outros países. Segundo a agência de notícias Associated Press, a gigante dos softwares atendeu a um pedido do governo ao censurar a página que usava seu serviço de blog.

"Quando operamos em mercados de todo o mundo, temos de garantir que nossos serviços estão de acordo com as leis globais e também locais", afirmou Brooke Richardson, gerente de produtos da Microsoft. Segundo o executivo, que se recusou a dar mais detalhes sobre o caso, a página saiu do ar no dia 30 ou 31 de dezembro.

O autor do blog se chama An Ti by Zhao Jing e trabalha como pesquisador na sucursal que o jornal "The New York Times" mantém naquele país.

Apesar de aprovar o uso da internet para educação e negócios, o governo chinês exerce um rígido controle sobre o conteúdo publicado na web. O serviço local de blogs da Microsoft, por exemplo, barra termos como "democracia" e "direitos humanos". Já o Google chinês "não encontra" páginas que falam do dalai-lama ou sobre as relações entre China e Taiwan.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Em onda de censura, China proíbe acesso à Wikipedia
  • Depois de críticas, governo chinês defende controle da internet
  • China restringe publicação de notícias na internet
  • Chineses criam filme "educativo" sobre os perigos da internet

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre internet na China
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página