Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2006 - 15h03

Acidente em mina nos EUA vira golpe na internet

Publicidade

da Folha Online

Piratas virtuais criaram um golpe em que citam o acidente em uma mina da cidade de Tallmansville, na Virgínia Ocidental --o objetivo do texto é comover as vítimas, para que elas mandem dinheiro aos autores da fraude. Na ocasião (início de janeiro), 12 mineiros morreram e apenas um sobreviveu.

Na mensagem, pessoas mal-intencionadas pedem ajuda financeira para ajudar nos tratamentos do sobrevivente Randal McCloy, 27. O texto é escrito em nome do médico Lawrence Roberts, do hospital Ruby Memorial, onde o mineiro recebe atendimento.

O FBI (polícia federal norte-americana) confirmou que este médico realmente trabalha no local, mas o profissional negou ter escrito o e-mail.

"Precisamos de sua generosa assistência para ajudar nosso querido cidadão, irmão e amigo Randal McCloy. Ele vai passar por cirurgias e tratamentos que devem custar diversos milhões de dólares, para trazê-lo de volta à sua vida normal", diz a mensagem divulgada pela empresa britânica de segurança Sophos.

O e-mail não pede para que o usuário clique em links ou visite sites maliciosos --geralmente, estes "cliques" instalam softwares que roubam informações das máquinas das vítimas. A mensagem utiliza uma estratégia conhecida como fraude de antecipação de pagamentos --quando o objetivo dos piratas é convencer as vítimas a enviar ou depositar dinheiro para os golpistas.

Leia mais
  • Suposto roubo de dados expõe turistas nas Bahamas
  • Ataques via "messaging" explodem em 2005
  • Número de spams cai e indica mudança de estratégia
  • Falso e-mail promete US$ 1,76 milhão e carro zero

    Especial
  • Leia mais no especial sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página