Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2006 - 11h31

Pirata registra site para divulgar quebra de códigos

Publicidade

da Efe, em Oslo

O pirata virtual norueguês Jon Lech Johansen registrou o domínio deaacs.com, onde colocará suas quebras ao código de segurança AACS, desenvolvido para evitar a cópia de material protegido por direitos de propriedade intelectual. É isso que diz Johansen em sua página Nanocrew.net.

AACS são as siglas de Sistema de Acesso de Conteúdo Avançado (em inglês), promovido por gigantes do software e hardware como a IBM, a Microsoft e a Intel, cujo objetivo é impedir a cópia de filmes com formato digital de nova geração.

Para o jovem norueguês, o objetivo desse sistema não é "prevenir a pirataria", mas "controlar o mercado de DVD players". "Você não adora quando seu DVD indica que aquela operação é proibida quando você tenta pular a introdução de propaganda?", questiona o pirata.

Johansen se tornou famoso em 1999, quando tinha 15 anos, ao apresentar seu programa DeCSS, que anulava os códigos anticópia CSS dos DVD.

O rapaz publicou o código de seu programa na internet e as associações norte-americanas Motion Picture e DVD Copy Control, apoiadas pelos poderosos estúdios Warner Brothers, o denunciaram em 2002, data em que também foi processado pela promotoria norueguesa.

Em dezembro e janeiro de 2003 ganhou alguns julgamentos contra os litigantes em primeira instância e de apelação em Oslo.

O garoto, que trabalha para a empresa MP3Tunes em San Diego (EUA), explicou que não pretende cometer o mesmo erro que cometeu há seis anos, ao não registrar o domínio decss.com. Ele também desafiou as companhias a lançar produtos com o código AACS para "pirateá-lo".

As leis dos Estados Unidos e na Europa limitam a possibilidade de copiar o conteúdo de material protegido por direitos autorais.

Leia mais
  • Operação localiza suposta fábrica de CDs piratas no centro de SP
  • EUA tiram o Brasil de investigação sobre pirataria

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pirataria
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página