Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2006 - 15h26

Venda on-line de músicas triplica e chega a US$ 1 bi

Publicidade

da Folha Online

A venda de músicas digitais em todo o mundo triplicou e, no ano passado, atingiu US$ 1,1 bilhão. O principal motivo para os resultados positivos foram a popularização dos telefones celulares com toca-MP3 e dos tocadores, entre eles o famoso iPod.

Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, que divulgou o faturamento, a música digital já responde por 6% de todas as vendas da indústria fonográfica.

Os estúdios, que perderam e continuam perdendo muito dinheiro com os sites de troca de arquivo, viram sinais de melhora no início de 2005. Nesta época, o setor obteve diversas vitórias na Justiça contra pessoas que baixavam ilegalmente arquivos.

Segundo especialistas ouvidos pela agência de notícias Reuters, diversos sites que atualmente oferecem músicas gratuitamente devem passar a trabalhar de acordo com as leis em 2006 --isso significa pagar àqueles que detém os direitos autorais das músicas.

As assinaturas de serviços que oferecem milhares de arquivos de música por um valor mensal, como o Napster e Yahoo! Music, chegaram a 2,8 milhões em 2005, segundo a Reuters.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Internautas preferem músicas piratas
  • BitTorrent deixa de oferecer arquivos piratas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre arquivos de música
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página