Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2006 - 11h38

Vírus que destrói dados ainda causa pouco estrago

Publicidade

da Folha Online

O vírus Nyxem.D, que está programado para destruir a partir de hoje os arquivos das máquinas infectadas, ainda causa poucos estragos. Apesar do alarde de empresas de segurança, especialistas afirmam que poucas pessoas perderam seus dados.

A praga tem como foco usuários do sistema operacional Windows e chega aos internautas via e-mails que prometem imagens do Kama Sutra --manual indiano de posições sexuais.

Um dos motivos pela "perda de força" do código malicioso pode ter sido a intensa divulgação sobre os riscos que ele oferece. Com medo de perder informações, muitos usuários atualizaram seus antivírus e vasculharam suas máquinas em busca da praga.

Ainda há motivos para se preocupar, já que a destruição de dados teria início nesta sexta --isso significa que ela ainda pode acontecer nos próximos dias. Além disso, diz a BBC, especialistas afirmam que o código está programado para iniciar a destruição no terceiro dia de cada mês.

Como muitos dos internautas nem percebem a invasão da praga, é importante a constante atualização dos programas de segurança. Caso os antivírus encontrem Nyxem.D, ele deve ser removido imediatamente para evitar problemas.

A empresa de segurança McAfee estima que o vírus tenha atacado meio milhão de máquinas em todo o mundo. Poucas ocorrências foram registradas no Brasil, mas a companhia alerta para que os internautas fiquem atentos ao problema.

Segundo um estudo da companhia Network Box, a Índia foi a região mais afetada pelo vírus do Kama Sutra (37%). Na segunda posição aparece a Malásia (23%), seguida por Indonésia (9%), Tailândia (5%), Emirados Árabes Unidos (3%), Cingapura (3%), Estados Unidos (2%), Peru (2%) e Sri Lanka (1%).

Ação

A praga ataca quando os internautas clicam no arquivo em anexo para visualizar fotos ou vídeos. Além de estar programado para destruir arquivos a partir da meia-noite do dia 3 de fevereiro, o código malicioso desabilita programas de segurança e se auto-envia para todos os endereços de e-mail arquivados na máquina.

Durante alguns segundos, depois que a praga se instala, o mouse e o teclado não obedecem aos comandos do usuário.

Os e-mails que prometem imagens do Kama Sutra chegam aos internautas com diversos títulos diferentes. Entre eles "Hot Movie", "Arab sex DSC-00465.jpg", "Fw: SeX.mpg", "Fwd: Crazy illegal Sex!", "give me a kiss" e "The Best Videoclip Ever".

Leia mais
  • Milão desliga PCs para evitar destruição de dados
  • Vírus deve destruir arquivos de PCs nesta sexta-feira
  • Kama Sutra ajuda piratas virtuais a espalhar praga
  • Ataques via "messaging" explodem em 2005

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre códigos maliciosos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página