Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2006 - 15h10

Milão desliga PCs para evitar destruição de dados

Publicidade

da Folha Online

Técnicos do governo de Milão, na Itália, desligaram cerca de 10 mil computadores ontem depois de descobrir que diversas máquinas haviam sido infectados pelo vírus Nyxem.D. A praga, que está programada para destruir a partir de hoje os arquivos de computadores infectados, ainda não causou grandes estragos.

A iniciativa de Milão foi preventiva. Ontem, especialistas descobriram que o código malicioso havia se instalado em diversos PCs e concluíram que não haveria tempo para remover a praga. Por isso, optaram por desligar todas as máquinas --ainda assim, não é garantido que a medida evite a destruição dos arquivos.

"O vírus se espalhou por todos os nossos computadores. Sabendo os riscos que ele traz, optamos por desligar as máquinas", afirmou Giancarlo Martella, responsável pela tecnologia de serviços públicos em Milão. O código chega aos internautas via e-mails que prometem imagens do Kama Sutra e afeta as máquinas com sistema operacional Windows.

Martella espera que, na segunda-feira, os computadores possam ser ligados sem colocar os arquivos em risco. No entanto, esta estratégia pode não funcionar --a destruição de dados teria início nesta sexta, mas especialistas acreditam que ela ainda pode acontecer nos próximos dias.

Apesar do alarde, poucas pessoas perderam seus dados por conta do Nyxem.D. Um dos motivos para isso pode ter sido a intensa divulgação sobre os riscos que ele oferece. Com medo de perder informações, muitos usuários atualizaram seus antivírus e vasculharam suas máquinas em busca da praga.

Como muitos dos internautas nem percebem a invasão da praga, é importante a constante atualização dos programas de segurança. Caso os antivírus encontrem Nyxem.D, ele deve ser removido imediatamente para evitar problemas.

Ação

A praga ataca quando os internautas clicam no arquivo em anexo para visualizar fotos ou vídeos. Além de estar programado para destruir arquivos a partir da meia-noite do dia 3 de fevereiro, o código malicioso desabilita programas de segurança e se auto-envia para todos os endereços de e-mail arquivados na máquina.

Durante alguns segundos, depois que a praga se instala, o mouse e o teclado não obedecem aos comandos do usuário.

Os e-mails que prometem imagens do Kama Sutra chegam aos internautas com diversos títulos diferentes. Entre eles "Hot Movie", "Arab sex DSC-00465.jpg", "Fw: SeX.mpg", "Fwd: Crazy illegal Sex!", "give me a kiss" e "The Best Videoclip Ever".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Vírus que destrói dados ainda causa pouco estrago
  • Vírus deve destruir arquivos de PCs nesta sexta-feira
  • Kama Sutra ajuda piratas virtuais a espalhar praga
  • Ataques via "messaging" explodem em 2005

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre códigos maliciosos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página