Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2006 - 13h31

Alerta reduz estragos causados pelo vírus Kama Sutra

Publicidade

da Folha Online

O vírus Nyxem.D, programado para destruir arquivos de máquinas infectadas na última sexta-feira, não causou tanto estrago quanto se esperava. Segundo a empresa de segurança F-Secure, um dos motivos para isso foi a intensa divulgação do problema, que acabou levando os usuários a atualizarem seus programas de segurança.

A praga tem como foco usuários do sistema operacional Windows e chega aos internautas via e-mails que prometem imagens do Kama Sutra --manual indiano de posições sexuais. No início da semana passada, a empresa de segurança McAfee estimou que o vírus havia atacado meio milhão de máquinas em todo o mundo.

Além de estar programado para destruir arquivos, o código desabilita programas de segurança e se auto-envia para todos os endereços de e-mail arquivados no PC.

Por causa das atualizações, afirma a F-Secure, o número de PCs que ainda tinham o vírus no final da semana passada era relativamente pequeno. Além disso, outra explicação pode ser o fato de muitas máquinas não terem sido ligadas ou reiniciadas no dia 3 de fevereiro --somente assim a praga poderia destruir os arquivos.

Os e-mails que prometem imagens do Kama Sutra --e ainda circulam pela web-- chegam aos internautas com diversos títulos diferentes. Entre eles "Hot Movie", "Arab sex DSC-00465.jpg", "Fw: SeX.mpg", "Fwd: Crazy illegal Sex!", "give me a kiss" e "The Best Videoclip Ever".

Leia mais
  • Vírus que destrói dados ainda causa pouco estrago
  • Milão desliga PCs para evitar destruição de dados

    Especial
  • Leia mais no especial sobre segurança
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página