Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2006 - 11h30

Microsoft apresenta computador "ultra portátil" em feira

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
Enviada especial da Folha Online a Hanover

A Microsoft utilizou como cenário a Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, para apresentar hoje o já esperado Origami --nome não-oficial dado ao computador que enfoca o conceito de mobilidade.

A gigante dos softwares ficou responsável pelo sistema operacional da novidade, o Windows XP Tablet Edition, enquanto parceiras como a Samsung, Founder e Asus são as fabricantes daquele que é chamado oficialmente de UMPC (Ultra Mobile PC).

Divulgação
Origami é o nome não-oficial dado ao computador
Origami é o nome não-oficial dado ao computador
O modelo apresentado pela Samsung, por exemplo, tem tela com 7 polegadas, pesa 780 gramas e tem dimensões de 22,7 cm x 13,9 cm x 2,4 cm. As máquinas dos três fabricantes devem chegar às lojas norte-americanas ainda no primeiro semestre deste ano, por valores que vão de US$ 600 a US$ 1000. A capacidade do disco rígido dos PCs chega a 60 GB.

"Assim como aconteceu com os telefones celulares, atingimos um patamar em que os computadores portáteis não são utilizados somente para trabalho. Eles já estão totalmente incorporados à vida pessoal dos usuários", afirmou Christian Morales, vice-presidente do grupo de marketing e vendas da Intel para o mercado europeu. A fabricante de chips também aparece como parceira do projeto, já que os computadores ultra móveis levarão o processador Celeron M.

Este PC poderá ser transportada facilmente e ser utilizado por aqueles que consideram os tradicionais laptops muito grandes em algumas situações, como nas férias.

Durante a apresentacao do UMPC, os executivos enfatizaram justamente as capacidades de entretenimento que ele proporciona: jogos (entre eles o popular sudoku), acesso à internet, reprodução de arquivos digitais de música, exibição de filmes e armazenamento de imagens, entre outros.

O usuário poderá conectar um teclado na máquina ou, se preferir, escrever diretamente na tela --como acontece com os computadores de mão.

A jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Leia mais
  • Conheça as empresas brasileiras que vão à Cebit

    Especial
  • Veja galeria de imagens do primeiro dia
  • Leia mais no especial sobre a Cebit 2006
  • Enquete: Qual o principal atrativo de uma feira de tecnologia?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página