Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2006 - 16h46

Juiz manda Google repassar dados de internautas ao governo

Publicidade

da Efe, em São Francisco (EUA)

Um juiz federal de San José (Califórnia) decidiu hoje que o Google, o site de buscas mais utilizado da internet, terá que entregar pelo menos parte das informações sobre seus usuários requeridas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

No entanto, o juiz James Ware não especificou se as informações que o buscador terá que entregar à Justiça incluirão as bases com os dados de busca digitados pelos internautas.

Ware expressou sua reticência em dar ao Departamento de Justiça tudo o que pede, uma vez que os usuários poderão achar que estarão sendo monitorados pelo governo quando fizerem buscas no Google.

O Departamento de Justiça quer usar essas informações para que se cumpra o Child Online Protection Act (Copa, na sigla em inglês), uma iniciativa de 1998 promovida para proteger as crianças e que penaliza os operadores de sites de material pornográfico que não disponham de métodos para verificar se seus usuários são maiores de 18 anos.

O Google, por sua vez, acha que esta reivindicação é desnecessária, muito ampla, custosa e poderia revelar os segredos comerciais da empresa e revelar detalhes que permitiriam identificar seus usuários.

Leia mais
  • Google recusa informações ao governo americano
  • Ferramenta do Google cria polêmica sobre privacidade

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Google
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página