Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2006 - 11h48

Conheça o melhor da feira de tecnologia Cebit 2006

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
Enviada especial da Folha Online a Hanover

Durante sete dias, os visitantes da Cebit 2006 puderam conferir produtos e serviços oferecidos por cerca de 6.300 expositores de 70 países diferentes --entre eles, o Brasil. No evento de Hanover (Alemanha), que termina hoje, o público conheceu lançamentos do setor de eletrônicos, assistiu a palestras, observou tendências e percebeu que, na maior feira de tecnologia do mundo, a convergência não é mais tratada como uma tendência, mas sim como padrão.

Conheça a seguir alguns dos itens que ganharam destaque na Cebit 2006:

Entretenimento digital

Divulgação
Tocadores digitais ficaram entre eletrônicos mais exibidos
Tocadores digitais ficaram entre eletrônicos mais exibidos
As milhares de alternativas voltadas à diversão fizeram com que a Cebit 2006 virasse programa de família no final de semana. Toca-MP3, celulares com dezenas de funções, videogames, televisões portáteis, TVs de plasma que chegam a 103 polegadas e computadores ultra móveis focados no lazer do usuário se espalharam pelos estandes e atraíram milhares de visitantes. Os tocadores digitais de música ganharam destaque como os eletrônicos mais exibidos na feira: das gigantes norte-americanas às nanicas asiáticas, como a Minbo, todas têm seus próprios modelos de tocadores para mostrar.

Super Celulares

Divulgação
Celular da Samsung tem câmera com 10 megapixels
Celular da Samsung tem câmera com 10 megapixels
Depois de solidificar o conceito da convergência digital e transformar telefones móveis em centros de entretenimento, os fabricantes de celular foram à Cebit com o objetivo de impressionar. Para isso, reforçaram as características superlativas de seus produtos.

Nesta onda do "quem pode mais", a Samsung saiu na frente: apresentou o modelo SCH-B600, que tem câmera digital de 10 megapixels. Desta mesma empresa é o modelo SGH-i310, que tem disco rígido de 8 GB para armazenar fotos tiradas com a câmera de 2 megapixels e também arquivos digitais de música nos formatos MP3, AAC e WMA.

UMPC

Divulgação
Origami é o nome não-oficial dado ao computador
Origami é o nome não-oficial dado ao computador
A Microsoft apresentou na Cebit 2006 o UMPC, computador ultra móvel que leva informalmente o nome de Origami. Produzido em parceria com a Samsung e outros fabricantes, o portátil segue o estilo dos já conhecidos tablets --geralmente menores e mais leves que os laptops, esses PCs têm tela sensível ao toque.

Há controvérsias sobre o fato de o Origami ser um dos melhores produtos lançados, principalmente pela duração de sua bateria (duas horas e meia quando reproduz DVDs, por exemplo). No entanto, não há dúvidas sobre o fato de ter sido uma das novidades mais barulhentas da Cebit: com ele, a gigante dos softwares pretende abocanhar uma fatia do mercado de entretenimento móvel e digital, do qual a Apple --fabricante dos populares iPods-- tem grande parte.

Etiqueta inteligente

Juliana Carpanez
Máquina alerta sobre "imcompatibilidade" de cores
Máquina alerta sobre "imcompatibilidade" de cores
Alternativas desta tecnologia, que caminha para substituir os códigos de barra, estiveram presentes em diversos estandes da feira. O Metro Group, no entanto, conseguiu se destacar ao exibir aplicações práticas e futurística para as etiquetas inteligentes --a novidade consiste em chips que armazenam grande quantidade de informações sobre determinado produto.

Na casa do futuro, por exemplo, a tecnologia fará com que a máquina de lavar roupas impeça a combinação desastrosa entre peças brancas e vermelhas. Já nas lojas, ela deve eliminar a necessidade de o cliente experimentar roupas.

Futurologia

Juliana Carpanez
Usuário consegue digitar utilizando apenas os olhos
Usuário consegue digitar utilizando apenas os olhos
O espaço Future Parc reuniu empresas e instituições de pesquisas com soluções tecnológicas que podem vir a ser utilizadas no futuro. O grande destaque no pavilhão foi um sistema de digitação da companhia de software Tobii, que pode ser ativado com o olhar. Ao focar a visão durante três segundos em uma das teclas, o usuário consegue fazer com que ela seja acionada e, assim, escrever palavras sem utilizar as mãos. Além de ter como possíveis clientes pessoas com limitações físicas, a novidade poderá ser usada na substituição ao mouse.

Outro item que impressionou os visitantes foi o computador que identifica as emoções dos usuários --sensores colocados em uma luva reconhecem alegria, raiva, tédio, medo e empolgação. A ferramenta faria com que os games, por exemplo, identificassem quando um jogador está entediado e precisa de mais ação.

Voz sobre IP

Divulgação
Aparelho da Viseon com design para telefonia VoIP
Aparelho da Viseon com design para telefonia VoIP
Os estandes com produtos e serviços VoIP (voz sobre IP) --tecnologia que tem como objetivo baratear a conta do telefone-- ganharam força neste ano, apresentando diversas opções para o universo corporativo. Ainda assim, a maior surpresa ficou por conta dos aparelhos que ganharam design diferenciado, com o intuito de aumentar o numero de usuários domésticos de VoIP.

A empresa que melhor representou essa tendência foi a norte-americana Viseon, com um um conceito de estética completamente novo para a telefonia digital. A principal diferença está no posicionamento de sua webcam --ao contrário de seus concorrentes mais "baixinhos", a câmera do aparelho fica na altura dos olhos. Alem disso, o fabricante diz que a localização do microfone e dos alto-falantes --respectivamente do lado e em cima da base do Visofone-- dão mais qualidade ao som enviado e recebido pelo aparelho quando o usuário opta pelo sistema viva voz.

Scanners

Divulgação
KeyScan tem as funções de teclado e também de scanner
KeyScan tem as funções de teclado e também de scanner
Diversas empresas mostraram durante a Cebit 2006 scanners muito potentes, que reproduzem imagens com melhor resolução que seus antecessores. Os usuários que não têm necessidade de tanta qualidade e valorizam a praticidade desses itens encontraram algumas alternativas interessantes pelo evento. Entre elas, o KeyScan (um teclado que também realiza funções de scanner) e a RC800 (uma espécie de régua que copia e armazena as informações contidas no papel sobre o qual é passada). As duas opções tem a simplicidade de uso como principal característica.

A jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Leia mais
  • Etiqueta inteligente tem presença garantida na loja do futuro
  • Prancheta ganha versão hi-tech que digitaliza anotações
  • Cebit adota convergência como "padrão" entre produtos exibidos

    Especial
  • Veja galerias de imagens da Cebit
  • Leia mais no especial sobre a Cebit 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página