Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2006 - 10h07

Blog de iraquiana concorre a prêmio literário

Publicidade

da France Presse, em Londres

O blog Baghdad Burning ("Bagdá em Chamas"), criado por uma jovem iraquiana anônima, foi selecionado nesta segunda-feira como finalista de um importante prêmio literário da BBC. Em seu diário virtual, a internauta descreve o impacto da guerra na vida da população.

O júri do prêmio Samuel Johnson escolheu Baghdad Burning --escrito desde 2003 por uma jovem que utiliza o pseudônimo de Riverbend-- como um dos 19 finalistas do prêmio de não-ficção concedido pela BBC.

Esta é a primeira vez que um blog aparece como candidato a um prêmio literário. A quantia oferecida ao vencedor do prêmio --US$ 52 mil-- é a mais elevada para uma obra de não-ficção.

"Sou mulher, iraquiana e tenho 24 anos. Sobrevivi à guerra. Isso é tudo o que devem saber. É a única coisa que importa hoje em dia", escreveu Riverbend ao lançar o seu blog www.riverbendblog.blogspot.com.

Em um texto escrito por ela há alguns dias, por ocasião do terceiro aniversário da invasão por Estados Unidos e Reino Unido do Iraque, a jovem narra o seu medo e raiva durante esses "três anos de ocupação e matanças" em Bagdá.

A jovem descreve em seu diário como a situação piora a cada dia em seu país e lança um apelo pela retirada das tropas americanas do Iraque. "Estamos todos fartos", escreve a jovem, que lembra como muçulmanos xiitas e sunitas viviam antes em paz, e agora estas comunidades estão divididas por uma crescente violência.

O diário on-line competirá com obras de autores renomados, como "Untold Stories", de Alan Bennet, "The cold war", de John Lewis Gaddis, e "1599: a year in the life of William Shakespeare', de James Shapiro. O prêmio será anunciado no dia 14 de junho.

Leia mais
  • Blog explora intimidade de dono do Google

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre blogs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página