Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2006 - 16h49

Praga rouba informações de telefones celulares

Publicidade

da Folha Online

A empresa Flexispy criou uma solução para pessoas ciumentas que pode se tornar uma ameaça aos usuários de smartphones --aparelhos que combinam funções de telefone celular e computador de mão.

Trata-se do Flexispy.A, um código que reúne informações sobre o telefone no qual está instalado e manda os dados para servidores remotos. Com a solução --classificada por empresas de segurança como cavalo de tróia--, os ciumentos podem monitorar para quem o marido/mulher telefonou, de quem recebeu ligações e qual o conteúdo das mensagens de texto.

A Flexispy nega ter criado um cavalo de tróia (código que rouba informações), mas a empresa de segurança F-Secure contesta esta afirmação --uma vez instalado, o código se esconde do usuário, tornando sua existência imperceptível.

"Isso sem mencionar o fato de que espionar outras pessoas é ilegal", continua a companhia de segurança. Este tipo de tecnologia se torna ainda mais ameaçadora à medida que os bancos passam a oferecer diversos tipos de serviço nos telefones celulares.

Atualmente, para baixar o Flexispy.A, é necessário digitar uma URL no telefone. Futuramente, diz a F-Secure, sua instalação pode se dar via tecnologia Bluetooth e facilitar a ação de pessoas mal-intencionadas. O código só é compatível com smartphones que têm o sistema operacional Symbian.

Para convencer os usuários a usarem sua tecnologia, a Flexispy colocou em seu site um texto --que leva jeito de fraudulento-- contando as vantagens obtidas com a solução. "Graças à Flexispy, eu descobri que minha mulher me traía com meu irmão --algo que eu desconfiava fazia mais de um ano. Depois do divórcio, minha vida melhorou muito", afirma a suspeita mensagem.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus de celular
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página