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03/04/2006
-
10h10
do Agora
Além de monitorar o trânsito, as etiquetas eletrônicas poderiam ser utilizadas também para outras finalidades, como identificar os veículos que não estão licenciados e que deixaram de recolher, por exemplo, o IPVA.
O especialista em trânsito Getúlio Hanashiro disse que o aparelho também poderia ser usado nos ônibus municipais para verificar se cumprem ou não o itinerário e até para fiscalizar o rodízio de veículos, que poderiam ser detectados caso passassem por uma das antenas fora do horário permitido.
Segundo Hanashiro, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) discute a idéia de tornar obrigatória a instalação da TAG em toda a frota brasileira para funcionar como uma espécie de "RG eletrônico do carro". Ele avalia que a etiqueta já deveria ter sido introduzida com o novo Código de Trânsito Brasileiro, em 1998.
"O projeto é muito polêmico pois muitos alegam que há invasão de privacidade", disse ele, para quem o assunto sobre a obrigatoriedade do chip voltará a ser discutido no próximo ano.
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Além de monitorar o trânsito, as etiquetas eletrônicas poderiam ser utilizadas também para outras finalidades, como identificar os veículos que não estão licenciados e que deixaram de recolher, por exemplo, o IPVA.
O especialista em trânsito Getúlio Hanashiro disse que o aparelho também poderia ser usado nos ônibus municipais para verificar se cumprem ou não o itinerário e até para fiscalizar o rodízio de veículos, que poderiam ser detectados caso passassem por uma das antenas fora do horário permitido.
Segundo Hanashiro, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) discute a idéia de tornar obrigatória a instalação da TAG em toda a frota brasileira para funcionar como uma espécie de "RG eletrônico do carro". Ele avalia que a etiqueta já deveria ter sido introduzida com o novo Código de Trânsito Brasileiro, em 1998.
"O projeto é muito polêmico pois muitos alegam que há invasão de privacidade", disse ele, para quem o assunto sobre a obrigatoriedade do chip voltará a ser discutido no próximo ano.
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