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07/04/2006
-
15h29
da Folha Online
Os incidentes virtuais --categoria formada por golpes virtuais e propagação de códigos maliciosos, entre outros-- continuam crescendo, segundo estudos do Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).
A organização ligada ao Comitê Gestor da Internet afirma ter recebido 28.133 reclamações de incidentes no primeiro trimestre de 2006, contra 12.438 no mesmo período do ano passado --aumento de 126%.
Nos primeiros três meses deste ano, as tentativas de golpes bancários responderam por 43% (ou 12.099) de todas as notificações recebidas. De janeiro a março de 2005, elas responderam por 17% do total (ou 2.213). O crescimento foi de 447% entre os primeiros trimestres dos dois anos.
Para roubar informações bancárias dos internautas e fazer transferências financeiras não-autorizadas, os piratas virtuais utilizam uma técnica conhecida como phishing scam. A estratégia consiste no envio de e-mails não-solicitados que, geralmente, sugerem a visita a um site malicioso. Ao seguir esta instrução, o internauta instala em seu computador, muitas vezes sem saber, um software espião.
"Os phishings induzem os usuários a clicar em links para ver fotos, preencher cadastros ou até mesmo baixar alguma atualização de programa. Na dúvida, a melhor opção é nunca clicar no endereço sugerido", afirma Patrícia Ammirabile, da empresa de segurança McAfee.
Os números divulgados pelo Cert.br têm como base informações reportadas voluntariamente por internautas e administradores de rede.
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Os incidentes virtuais --categoria formada por golpes virtuais e propagação de códigos maliciosos, entre outros-- continuam crescendo, segundo estudos do Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil).
A organização ligada ao Comitê Gestor da Internet afirma ter recebido 28.133 reclamações de incidentes no primeiro trimestre de 2006, contra 12.438 no mesmo período do ano passado --aumento de 126%.
Nos primeiros três meses deste ano, as tentativas de golpes bancários responderam por 43% (ou 12.099) de todas as notificações recebidas. De janeiro a março de 2005, elas responderam por 17% do total (ou 2.213). O crescimento foi de 447% entre os primeiros trimestres dos dois anos.
Para roubar informações bancárias dos internautas e fazer transferências financeiras não-autorizadas, os piratas virtuais utilizam uma técnica conhecida como phishing scam. A estratégia consiste no envio de e-mails não-solicitados que, geralmente, sugerem a visita a um site malicioso. Ao seguir esta instrução, o internauta instala em seu computador, muitas vezes sem saber, um software espião.
"Os phishings induzem os usuários a clicar em links para ver fotos, preencher cadastros ou até mesmo baixar alguma atualização de programa. Na dúvida, a melhor opção é nunca clicar no endereço sugerido", afirma Patrícia Ammirabile, da empresa de segurança McAfee.
Os números divulgados pelo Cert.br têm como base informações reportadas voluntariamente por internautas e administradores de rede.
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